Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

27ª FEIRA DO PASTOR E DO QUEIJO DE PENALVA DO CASTELO


 O Município de Penalva do Castelo promoveu no fim-de-semana, na Praça Magalhães Coutinho, a 27ª EDIÇÃO DA FEIRA DO PASTOR E DO QUEIJO, um produto singular da gastronomia de Penalva do Castelo. Um dos eventos mais marcantes do concelho de toda a região.

Pelas 11h da manhã de sabado, procedeu-se a abertura da 27ª Edição da Feira do Pastor e do Queijo. Estiveram presentes a Diretora Regional Da Agricultura e Pescas do Centro, Engª. Adelina Maria Machado Martins, Pedro Machado do Turismo Centro de Portugal, Rogério Abrantes, Presidente da CIM Viseu e Dão Lafões e Luís Caetano, Vice-presidente da Comissão da Coordenação do Desenvolvimento Regional do Centro, os Presidentes de Juntas de Freguesia do concelho, Autarcas vizinhos, Aguiar da Beira, Vila Nova de Paiva, Sátão, Moimenta da Beira, Nelas e Sernancelhe, Agentes da Autoridade, Deputados e Membros da Assembleia.

Foram proferidas palavras de agradecimentos para com os presentes e participantes neste certame.

Adélia Martins dá os parabéns pelo evento e por estarem presentes, dá valor a região e que devem continuar assim. Agradece aos Pastores e as Queijeiras, pois se não fossem eles não haveria Feiras do Queijo. Diz ainda que devemos apostar, cada vez com mais força com melhores e mais produtos regionais. Parabeniza a forma como tem divulgado os produtos da região e aos autarcas pela forma como tem dado melhores e mais condições aos agricultores. “Produzir com qualidade, a região centro continua ao vosso lado, para conseguirem produzir e valorizar os produtos.”
Pedro Machado cumprimenta todos os presentes e saúda o Presidenta da Câmara pela grande harmonia com que faz pela feira, trazer o secretário de estado da juventude e do desporto a feira do queijo, tem todo a ver, porque estamos perante os nossos produtos endógenos mais ricos e mais naturais que seguramente ajuda a competência física. Mas tem também muito a ver com aquele que é a capacidade do território rejuvenescer através da sua atividade economia dos seus produtos endógenos, através daquela que é o ex-líbris da nossa região. Por isso foi uma excelente escolha. Refere ainda que a qualidade e a valorização dos produtos endógenos, são os responsáveis pelo aumento dos hóspedes e dormidas na região centro. No seu ponto de vista, devemos continuar a apostar nestes produtos pois são motivos que nós levam a ter um aumento no turismo e na economia, seja pela pinha, pela maça, pelo vinho, o queijo ou seja pela castanha. Uma economia toda, que esta muito presente neste certame.

Luis Caetano, Vice-Presidente da Comissão da Coordenação do Desenvolvimento Regional do Centro, agradece o amável convite feito por parte do Presidente da Câmara. ” É com muito prazer que a Comissão da Coordenação do Desenvolvimento Regional do Centro se associa a Feira do Pastor e do Queijo mais uma vez. Fá-lo-emos porque sabemos que é juntos, que poderemos caminhar promovendo o desenvolvimento regional, e potenciando o produto endógeno caraterístico desta região, mas também ele de altíssima qualidade pode bem alcançar novos mercados, novos produtores e novos consumidores. É esse caminho que estamos aqui a sinalizar e a dizer-lhe conte connosco.”

Já Francisco Carvalho diz “Secretario de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, Visiense e amigo de Penalva, bem vindo a sua terra. O brigada especial para as queijeiras que com enorme esforça estão aqui presentes. Não tivemos o flagelo dos fogos, mas vivemos uma seca extrema, os pastos rebentaram muito mais tarde, pouco tiveram que dar aos seus rebanhos. Uma palavra de agradecimento a associação da Serra da Estrela que se disponibilizou em ajudar os nossos pastores, no fornecimento de alimentos para o gado. Bem haja aos nossos pastores e todos os produtores que se encontram aqui, que muito esforço fizeram. Os Penalvenses e os forasteiros vão sair daqui de plena satisfação, com o melhor Queijo da Serra da Estrela, o melhor fumeiro e peço desculpa ao colega de Nelas, o melhor vinho Dão de Penalva do Castelo, assim como a melhor Maça Bravo Esmolfe. Agradecer a todos os que colaboraram e participam nesta feira. Ao amigo Paulo Rebelo, que esta aqui a representar o concelho, esta todo contente, porque a pouco dizia «o Francisco não vai pedir nada». Não tenho que pedir. Sabendo que estamos no interior, e recuso-me a ser apelidado de traseiras do Litoral. Peço que intercedas junto da Sr Secretaria da Educação e do Ministro da Educação, que desbloqueiem os 20 mil€ que colocamos no mapeamento do programa 2020, para executar as obras no agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo. Sei que te vais empenhar nisso, como Visiense e amigo de Penalva.”

João Paulo Rebelo, cumprimenta todos os presentes. Agradece o convite feito, para abrir a Feira, dando os parabéns pelos 27 anos. ” Não contem com o Secretario de Estado para arbitrar dizendo qual a melhor maça se a de Penalva do Castelo se a de Moimenta da Beira, qual o melhor vinho se o de Penalva se o de Nelas. Digo sim que aqui temos os melhores produtos endógenos da região. Palavra de incentivo para continuarem a resistir numa afirmação do território, dos produtos de excelência que este é o caminho que acaba por ter um reconhecimento. Estejam certos que transmitirei essa preocupação, e mais do que transmitir todo farei para que essa obra seja realizada. Sinto-me Honrado, para poder vir dar uma ajuda a Penalva. É muito importante incentivar os jovens no associativismo, é fundamental ter os jovens a participar, para criarem laços que no futuro os farão ficar por estas terras.”

Seguindo-se a visita aos expositores, visitando os vareadíssimos produtores e artesãos do concelho.

Para além da presença dos produtores e comerciantes de queijo, de muitos penalvenses e forasteiros, Penalva do Castelo foi uma montra viva de toda uma vasta gama de produtos endógenos e artesanato, desde vinhos, pão, doçaria, enchidos, latoaria, esculturas, licores, mel e diversas exposições.

Conto com a presença da RTP, que através dos seus meios divulgo e incentivou a visita as terras de Castendo. No domingo, para alem dos expositores os visitantes contaram com a presença de Gabriell, que animou com as suas musicas.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.