Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Restaurante A Colmeia na Guarda é o vencedor do 1º Concurso Beira Interior Gourmet


É agora conhecido o vencedor do concurso Beira Interior Gourmet. Foram ainda também distinguidos pelo júri restaurantes que em diferentes categorias mostraram qualidade e consistência, criando um curioso matizado geográfico que é revelador da aposta na excelência. A importância estruturante do vinho Beira Interior certificado, a par da utilização de produtos regionais e locais, revelaram-se princípios valiosos para descobrir e premiar o elevado valor a que a restauração de toda a região chegou.
Rodolfo Queirós, presidente da CVR Beira Interior/ Rota dos Vinhos da Beira Interior considera que este concurso foi um enorme sucesso para toda a Beira Interior. “Conseguimos aproximar os nossos produtores de vinhos da Beira Interior da restauração; criamos ainda um “Guia Gastronómico da Beira Interior” com uma enorme diversidade geográfica e eno-gastronómica que caracteriza a nossa Região. ” Refere.
“Estamos já a trabalhar para a próxima edição do Beira Interior Gourmet, onde estarão seguramente estes restaurantes e muitos outros que já mostraram a vontade de se associarem a este projeto inserido no âmbito da Rota dos Vinhos da Beira Interior; um projeto de promoção territorial que junta os Vinhos da Beira Interior, a Gastronomia, a Restauração, a Hotelaria, os Turismos Rurais, os Municípios, etc. num agregar de vontades!”
Pedro Machado Presidente do Turismo do Centro salientou a importância deste concurso para a coesão territorial e para o contributo que deu para ajudar a alavancar este sector num momento difícil como o que vivemos.
Comprometendo-se a ajudar a aumentar a notoriedade e notabilidade deste evento na próxima edição do Beira Interior Gourmet. Realçou ainda a importância na hora da escolha do destino turístico de fatores como a sustentabilidade ambiental, a pegada ecológica, os produtos endógenos e biológicos, ou seja, há hoje uma nova consciência para a procura de territórios como os da Beira Interior.
Victor Amaral Vice-Presidente do Município da Guarda salientou a importância deste projeto e deste posicionamento da região que “une as pontas” de um território que deve mobilizar toda a Beira Interior. Parabenizou todos os restaurantes e manifestou o apoio do município da Guarda a este projeto. Terminou salientado a importância de trabalharmos em rede afirmando que todos somos poucos para afirmar a Beira Interior
Para Fernando Melo, presidente do júri “foi determinante a disponibilidade das várias personalidades dos domínios da cozinha, hotelaria, Jornalismo, enologia e formação que ao longo dos vários dias de visita contribuíram com as suas críticas e opiniões”. Realçou também “a vontade de participar e melhorar a qualidade da sua oferta, por parte de todos os restaurantes, sem excepção”.
No final de cada visita, os jurados presentes – nunca foram menos de três – deram sempre conta das suas impressões aos responsáveis por cada casa, num diálogo aberto e sem complexos acerca do que se poderia melhorar. A aceitação desta forma de avaliar foi bem vinda por todos os concorrentes.
Segundo o comunicado, uma vez estabelecidas e processadas as pontuações de cada jurado, devidamente ponderadas de acordo com o sistema de avaliação definido, chegou-se ao seguinte elenco de prémios:

Melhor Restaurante:
Colmeia, Guarda

Melhor Carta de Vinhos (ex aequo):
Nobre Vinhos e Tal, Guarda
Aquáriu’s, Guarda

Melhor Serviço de Vinhos (ex aequo):
Entre Portas, Pinhel
Dsigual Wine House, Guarda

Melhor Harmonização Vinho e Comida:
Casas do Coro, Marialva Melhor Entrada:
Taberna A Laranjinha, Covilhã

Melhor Prato:
Encosta da Muralha, Castelo Branco

Melhor Sobremesa:
Casa da Esquila, Guarda

Melhor Utilização de produtos Beira Interior:
Alkimya, Covilhã

Melhor Espaço:
Cova da Loba, Linhares da Beira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.