Escape Livre fez regresso desafiante a Santiago de Compostela

Foi há dez anos atrás, em 2010, que o Clube Escape Livre, decidiu organizar pela primeira vez, um passeio todo terreno até Santiago de Compostela. A viagem acabaria por se tornar uma das mais emblemáticas, permanentemente solicitada pelos aventureiros. Em ano de pandemia, o clube da Guarda repetiu o percurso no XVII Off Road Bridgestone/ACP – Caminhos de Santiago e entre 2 e 6 de outubro avançou para uma edição que se revelou desafiante a todos os níveis.

O itinerário até Santiago de Compostela já tinha sido realizado em 2010, 2011, 2012, 2013 e 2015 e 2018. Na edição de 2020, a possibilidade de realizar esta viagem foi encarada com um sentido especial: o da oportunidade da descoberta, das vivências e do encontro com os amigos numa época com condicionalismos muito especiais.
Apenas 28 equipas e 66 pessoas (metade do habitual), foram aceites para esta aventura de cinco dias. Do início ao fim, foram respeitadas todas as normas em vigor relativas à pandemia, em Portugal e em Espanha, cumprindo-se todas as regras e normas da DGS e do Plano de Contingência do passeio, desde logo com o devido distanciamento, o uso de máscara e a redução a grupos de dez pessoas durante as visitas. Medidas que também foram implementadas com a boa vontade dos hotéis e restaurantes, a cumprir rigorosamente todas as regras, disponibilizando, desde logo, salas maiores para as refeições.

O XVII Off Road Bridgestone/ACP – Caminhos de Santiago não contou apenas com o desafio da segurança sanitária, mas com variadas condições meteorológicas, entre períodos de chuva a proporcionar o aliciante de trilhos bem enlameados, nomeadamente mais a norte e na zona fronteiriça, e as boas abertas, a oferecer a visualização de grandes paisagens, cumprindo-se o programa com grande satisfação. Os maiores períodos de chuva surgiram apenas em Santiago de Compostela, uma espécie de bênção para a chegada das equipas, mas que ainda assim não se negaram a realizar a caminhada noturna de 5 km entre o hotel Los Abetos e a Praça do Obradoiro, o ponto alto deste passeio.
Este ano com uma ligeira alteração de percurso, privilegiando Ribeira de Pena, o programa que começou em Trancoso fez um vasto périplo por alguns dos monumentos religiosos a caminho de Santiago de Compostela. Os participantes visitaram santuários, mosteiros e igrejas que são referência para os peregrinos desde há séculos, e descobriram as suas estórias, lendas e arquitetura. Não faltaram centros históricos, miradouros e contacto com a natureza, mas também as habituais ofertas, como o troféu SPAL. No último dia, a visita guiada ao centro histórico de Santiago de Compostela foi realizada em grupos de 10 pessoas, rumo à catedral. Este ano, pelas restrições atuais e pelas obras de restauração do monumento, a cerimónia do Botafumeiro e a missa do peregrino não se realizaram. Por outro lado, a redução de peregrinos no templo e na cidade acabou por permitir uma visita mais detalhada, conhecendo-se pormenores da catedral nunca antes mostrados.
Uma curiosidade deste Off Road Bridgestone/ACP – Caminhos de Santiago e sinal dos tempos modernos: pela primeira vez a realizar um passeio TT, e em particular este que é o mais longo do calendário do Escape Livre, com mais de 500 km ao longo de vários dias, esteve um veículo totalmente elétrico. Realizando os abastecimentos no final de cada etapa, chegou tranquilamente a Santiago de Compostela.
Luis Celínio, presidente do Clube Escape Livre, sublinha que “Para crentes e não crentes, e independentemente do sentido de fé, de descoberta, de convívio ou amizade, esta aventura fora de estrada ganhou este ano uma nova interpretação: foi valorizada a oportunidade de realizar esta viagem, apesar das condicionantes atuais, com alegria e com esperança de melhores dias. Para além disso, quisemos que fosse também uma jornada segura em todos os sentidos, uma exigência partilhada com todos os parceiros nesta organização. O balanço é muito positivo.”
Para André Bettencourt, diretor de marketing da Bridgestone Portugal, “Rumar em peregrinação até Santiago de Compostela, com vários veículos, numa época de distanciamento social, é mais do que uma aventura! É um desafio que só organizações como a do Clube Escape Livre conseguem levar a cabo e isso foi mais uma vez notório na forma perfeita como tudo aconteceu e terminou com a chegada a Santiago de Compostela. Para a Bridgestone, foi mais um evento próximo dos apaixonados pela evasão. Uma oportunidade para lhes mostrar a importância dos pneus como elemento fundamental para a mobilidade automóvel. Um evento em que, apesar do distanciamento social, foi possível partilhar cuidados a ter com os pneus para assegurar um melhor desempenho no fora de estrada e na estrada no dia-a-dia.”

O Clube Escape Livre regressa a Santiago de Compostela em 2021, Ano Jubilar Compostelano, também conhecido como Jubileu ou Ano Santo (Jacobeu).
O XVII Off Road Bridgestone/ACP – Caminhos de Santiago teve como viatura oficial a Mercedes-Benz e o patrocínio da Valorpneu, Bridgestone e SPAL. Contou com o apoio oficial dos Municípios de Trancoso, Sernancelhe e Guarda, e o Turismo do Centro de Portugal. O apoio à divulgação foi da RFM, Localvisão Guarda, Diário de Coimbra, jornal A Guarda, LOBA e TMG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Mangualde promove programa de vacinação contra a gripe em conjunto com as Juntas de Freguesia

Sex Out 9 , 2020
A Câmara Municipal de Mangualde, em conjunto com as Juntas de Freguesias do concelho, apoia o programa de vacinação gratuita contra a gripe – “Vacina + Perto. Gripe + Longe”, promovida pelo Centro de Saúde de Mangualde, a USF Terras de Azurara, a USF Mangualde e a Unidade de Cuidados na […]