Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

A RTP NA ERA DO PRETO EM BRANCO EM EXPOSIÇÃO EM MANGUALDE


A Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, acolhe, a partir de 1 de agosto, a exposição “O entretenimento na RTP na era do preto e branco”. A exposição, organizada pela Câmara Municipal de Mangualde em parceria com a RTP, estará patente ao público até dia 30 de setembro.

A ‘fotografia de cena’ foi uma prática constante na RTP ao longo de mais de 30 anos, e consistia no registo fotográfico exaustivo – primeiro em negativos 6×6, depois já em 35mm – de todos os programas que eram gravados em estúdio, capturando para fins documentais e de promoção, os seus momentos

mais relevantes e também os seus protagonistas. No acervo da RTP contabilizam-se hoje perto duma centena de milhar de “fotografias de cena” a preto e branco, cuja importância patrimonial transcende assim a mera curiosidade histórica, ou a ilustração duma prática obsoleta.

A música e o teatro, o humor e os concursos, foram presença constante na grelha da programação durante as primeiras décadas da televisão, e por excelência a companhia diária do serão de muitos milhares de portugueses. A exposição “O entretenimento na RTP na era do preto e branco” revela agora parte desta herança visual ao público, no ano em que a estação pública de televisão celebra 60 anos de história.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.