Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

PSA de Mangualde retoma as suas atividades esta quarta-feira


Reinício gradual e seguro do Centro de Produção de Mangualde no dia 6 de maio, num contexto de retoma das atividades comerciais • Medidas sanitárias reforçadas, partilhadas com os parceiros sociais antes da retoma da atividade.
• Um conjunto de auditorias destinado a garantir a sua perfeita implementação em 100% das instalações industriais, comerciais, de serviços e de investigação e desenvolvimento (R&D) do Grupo.
• Uma retoma gradual e segura da atividade industrial, impulsionada pela atividade comercial. Yann Vincent, diretor industrial do Groupe PSA: “Proteger os nossos colaboradores e as nossas atividades económicas continuam a ser os dois princípios intocáveis das nossas operações. O nosso protocolo de medidas reforçadas confere um elevado nível de proteção aos nossos colaboradores e é o primeiro critério para a retoma de atividade nas nossas fábricas. Com a atividade industrial a ser impulsionada pela atividade comercial, que é o nosso segundo critério, vamos relançar, de forma gradual e segura, o nosso aparelho industrial para produzirmos os veículos que são necessários aos nossos clientes. Estes dois critérios irão guiar as nossas decisões durante as próximas semanas e meses.” José Luis Alonso Mosquera, diretor do Centro de Produção de Mangualde: “Desde a paragem da nossa fábrica, implementámos um protocolo de medidas sanitárias reforçadas nas nossas instalações, que foi elaborado com o apoio dos serviços médicos do Groupe PSA, e enriquecido com a contribuição dos representantes dos Trabalhadores. Graças a este esforço coletivo, validado pela auditoria realizada no dia 6 de abril, podemos retomar a produção no Centro de Mangualde, de forma gradual e segura. No dia 6 de maio terão início os trabalhos de preparação nas unidades de ferragem e pintura, e, a partir de 7 de maio, estarão em laboração todas as áreas de produção.” Desde o início da crise sanitária originada pela COVID-19, a prioridade do Groupe PSA tem sido proteger a saúde dos seus colaboradores e preservar a sustentabilidade da empresa. Durante o período de interrupção das suas atividades industriais, o Groupe PSA implementou um protocolo de medidas sanitárias reforçadas (1), adaptadas ao contexto de cada instalação industrial, comercial, de serviços e de Investigação & Desenvolvimento (R&D). Construído com o apoio dos serviços médicos, este protocolo foi enriquecido com a contribuição dos representantes dos Trabalhadores e foi sistematicamente auditado. Além disso, “Responsáveis pela implementação do protocolo” terão a missão diária de verificar in loco a aplicação das medidas e ações de proteção, bem como a de colocar em prática as ações corretivas, se necessário. O reinício gradual e seguro da produção nas fábricas do Grupo ocorrerá nas próximas semanas, com uma primeira fase de reaberturas parciais da atividade industrial, entre 4 e 11 de maio (a partir de 11 de maio em França), tendo em conta o contexto comercial (desconfinamento, reabertura dos concessionários e situação comercial de cada modelo) e a normalização progressiva dos fluxos de fornecimento de componentes. Com este arranque progressivo e responsável, o Grupo não compromete a proteção dos seus trabalhadores e dos clientes, assegurando a sustentabilidade da empresa. (1) Medidas implementadas
• Uso, sempre que possível, de transporte individual. Em caso de partilha, fornecimento de máscaras e regra de lotação pré-definida (colocação escalonada na parte de trás do veículo).
• Medição de temperatura à entrada da fábrica, além da automonitorização de sintomas
• Fornecimento individual de máscaras e gel alcoólico
• Uso de óculos e máscaras na fábrica
• Respeito pela distância entre as pessoas em todos os espaços, incluindo áreas de descanso, áreas para fumadores com marcas no chão
• Manter as portas abertas (exceto portas corta-fogo) para evitar o contacto com os puxadores ou alavancas
• Limpeza frequente de ferramentas e superfícies de trabalho
• Tempo de espera durante qualquer troca de peças não preparadas no ambiente PSA
• Ajuste da rotação nas trocas de equipas para evitar cruzamento dos trabalhadores Sobre o Groupe PSA
O Groupe PSA concebe um universo de experiências automóveis únicas e oferece soluções de mobilidade inovadoras para responder ao conjunto das necessidades dos clientes. O Grupo tem cinco marcas automóveis – Peugeot, Citroën, DS, Opel e Vauxhall – e propõe uma ampla gama de serviços conectados e de mobilidade através da sua marca Free2Move. O seu plano estratégico ‘Push to Pass’ constitui uma primeira etapa rumo à sua visão de “Ser um construtor automóvel mundial na vanguarda em termos de eficiência e um fornecedor de soluções de mobilidade de referência para uma relação preferencial com os clientes”. É um dos pioneiros da viatura autónoma e do veículo conectado. As suas atividades também se estendem ao financiamento automóvel, através do Banque PSA Finance, e aos equipamentos para automóveis, através da Faurecia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.