Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Vice-presidente da Câmara da Guarda fica sem pelouros por perda de confiança política


O social-democrata Sérgio Costa anunciou ontem que cessou as funções de vice-presidente e de vereador a tempo inteiro na Câmara Municipal da Guarda, após o presidente lhe ter retirado os pelouros e a confiança política. Sérgio Costa, que divulga agora um comunicado sobre o assunto, disse à agência Lusa que deixou ontem o gabinete no edifício dos Paços do Concelho e que vai continuar a participar nas reuniões do executivo, mas “como vereador sem pelouros”. O ex-vice-presidente do maior município do distrito da Guarda vai regressar às funções de técnico superior de engenharia na empresa Águas do Vale do Tejo.
Em meados de 2013, já lá vão quase 7 anos, tive a honra de ser chamado a um grande desafio.
Fazer parte de um projeto novo e ambicioso para a Guarda.
Desde então, sacrifiquei a minha vida pessoal e até familiar em nome da
Cidade que há 25 anos me adotou e eu fiz como minha.
Não escondo que a minha satisfação ainda foi maior, porque tal desafio se identificava também com a estratégia do Partido Social Democrata, onde milito há 24 anos.
Primeiro a Guarda e só depois o PSD, era o lema. Isso mesmo me dava força para a minha ação política.
Na semana passada fiquei a saber, não através de qualquer debate interno, mas por decisão unilateral de quem tem poderes legais para isso, que essa minha ação política devia ser interrompida na forma em que vinha a desenvolvê-la em prol da Guarda.
Mas cá continuarei com a mesma dedicação, competência e lealdade com a Guarda no desempenho das minhas funções e sempre a pugnar pelo projeto político iniciado em 2013 e reforçado em 2017.
A minha convicção mantém-se inabalável em relação ao desenvolvimento duma Cidade, dum Concelho e das suas Freguesias e Aldeias.
Os projetos em estudo ou lançados, as obras projetadas ou em execução,
terão sempre o meu empenho.
Em todas essas ações, continuarei a dar o meu melhor, na certeza de que
os Guardenses devem lembrar que foi este projeto político ambicioso que devolveu o orgulho e autoestima à nossa Capital de Distrito e da Sub-Região Beiras e Serra da Estrela.
Tudo isso não pode ser interrompido, diria mesmo, não pode parar,
quaisquer que sejam as circunstâncias políticas do momento.
Ver nascer amanhã esse grande projeto estruturante que é os Passadiços
do Mondego, a Pedovia/ Ciclovia da Cidade, a implementação do Projeto
Guarda Cidade LED e da Rede de Fibra Ótica no Concelho, iniciar depois o Centro de Exposições Transfronteiriço que tem parte do seu financiamento assegurado pelos Fundos Comunitários, requalificar a Praça Velha ou lançar o Centro Tecnológico Professor Fernando Carvalho Rodrigues.
Mas concluir também a Revisão do Plano Diretor Municipal e a execução
dos Planos de Investimento apresentados nas últimas Conferências da
Guarda, onde se incluem os vários projetos de Reabilitação Urbana da
Cidade através do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, as redes de abastecimento de água e saneamento das Aldeias do Concelho, a
requalificação da rede viária da Cidade e das Freguesias, os Espaços Verdes e os demais Espaços Públicos a requalificar, bem como a reabilitação do Centro Histórico, num montante superior a 40 milhões de euros.
Olhar hoje para a Plataforma Logística com o Parque TIR que nos orgulha e projetá-lo para o futuro, o apoio técnico e político sempre próximo e discreto a toda a atividade do Mundo Empresarial, o desenvolvimento do Terminal Rodoferroviário, o Combate às Alterações Climáticas, sem esquecer o grande desafio de continuarmos a recuperação ambiental dos rios Diz e Noéme e a potencialização turística dos seus Trilhos.
Também sempre presente a Proteção Civil e Segurança de todos os
Cidadãos e seus bens, a Defesa da Floresta, tal como o bem-estar animal com a requalificação e ampliação em curso do Centro de Recolha Oficial de Animais Errantes da Guarda (canil/ gatil).
Mas nunca, em circunstância alguma, abandonaremos a luta tantas vezes travada pela execução das Variantes da Sequeira e dos Galegos
(constatando-se já a conclusão da variante do Barracão) e da requalificação dos Acessos à Estação de Caminhos de Ferro e ao Terminal Rodoferroviário, onde se inclui a Av. São Miguel e zona envolvente, tal como a Rua da Treija (cujos projetos estão prontos para lançamento da obra), asseguradas com os protocolos estabelecidos com a IP – Infraestruturas de Portugal, bem como a execução e o grande sonho que deve transformar-se em realidade, que é a Variante dos F ́s (ex Ti Joaquina), também com o projeto já finalizado e a aguardar o lançamento do concurso da empreitada.
Em suma, nunca deixarei de estar onde sempre estive.
Solidário e empenhado numa Cidade mais atrativa e com as suas Freguesias e Aldeias mais bonitas e com mais qualidade de vida.
Foi sempre em nome de tudo isto que trabalhei como Vereador a tempo
inteiro e mais recentemente também como Vice–Presidente da Câmara
Municipal.
Foi um orgulho muito grande servir a Guarda nestas funções que agora me foram retiradas.
Mas isso não faz abalar as minhas convicções, nem tão pouco a minha
determinação.
Na Democracia e no meu próprio Partido, aprendi há muito que se pode
servir no Poder ou na Oposição. Comigo nesta nova fase, nem de uma maneira nem de outra. Apenas e só
em prol dos projetos, das obras e das ações que visem aqueles princípios
que nortearam a ação política desde 2013 e sempre com espírito de missão.
Essa minha missão também não acabou.
E quero deixar muito claro que, tal como ouvi há quase 7 anos e me marcou, nunca hesitarei em colocar a Guarda acima de quaisquer interesses pessoais ou político-partidários.
É esse princípio que norteará toda a política a partir de agora. Nunca o meu lugar de Vereador. Esse será instrumental para que possa continuar a trabalhar até ao limite das minhas forças naquilo que a todos deve unir, ou seja, a Guarda.
É essa a minha responsabilidade. Irei assumi-la sempre e sabemos que na Democracia é mesmo assim.
Os partidos políticos, os grupos de cidadãos e cada um de nós
individualmente assume a responsabilidade das suas decisões e o Povo com a sua soberania e inteligência julga sempre bem.
Quero terminar com uma palavra de agradecimento a todos quantos me
ajudaram neste caminho que percorri até aqui, na certeza de que há ainda muito caminho a percorrer pela nossa Cidade e pelas nossas Freguesias e Aldeias.
Uma palavra final que também é devida ao meu Partido.
Simplesmente obrigado.
Sérgio Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.