Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Quadragésima: Tradições da Quaresma unem cinco concelhos


Em tempo de Quaresma cinco municípios da região organizam um programa único de Tradições da Quaresma e da Semana Santa, a desenvolver entre 26 de fevereiro e 12 de abril nos concelhos da Guarda, Belmonte, Sabugal, Covilhã e Fundão. Designada por Quadragésima, a iniciativa apresenta um  programa comum,  apesar das particularidades de cada um dos concelhos, constituído por teatro, canto, exposições (pintura, fotografia, bibliográficas), música, percursos pedestres, gastronomia e visitas guiadas, que pretende reavivar e fomentar as tradições religiosas destes territórios, quer na sua forma mais popular, quer na sua forma mais erudita de divulgação da religiosidade das gentes desta região e do património artístico local.

 A Quadragésima teve início em 2003 no Fundão e, este ano, é o mote para mais um projeto a desenvolver em parceria, como é o caso da recente candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura. Uma união de esforços em defesa do património cultural imaterial, com vista ao desenvolvimento regional, também através do turismo religioso.

 No que respeita à Guarda, a iniciativa tem início com “Cantos de Misericórdia e Paixão”, pelo agrupamento da Casa do Povo do Paul, no dia 6 de março, pelas 21h30 na Igreja Matriz da Castanheira.

Já no dia 13 realiza-se o concerto de Música Sacra “Martyrio – Ensemble Renovatio”, às 21h30, na Igreja da Misericórdia.

Na noite de 21 de março (21h30) serão entoados cânticos de “Encomendação das Almas”, nas ruas da localidade de Videmonte. Trata-se da iniciativa “Acordai, se Estais Dormindo”.

O programa cultural no concelho da Guarda prossegue a 4 de abril, na localidade do Marmeleiro. “Dias de Silêncio” trazem à freguesia a exposição de pintura “Cores do Sagrado” de Evelina Coelho (Capela de S. Sebastião), uma visita guiada à Igreja Matriz (arte mudéjar), música sacra e gastronomia, a partir das 14h00.

O programa prossegue a 5 de abril, às 21h30, com “Sete Estações para Partir, uma para Chegar”, música e teatro sacro pelo Agrupamento Cappella dei  Signori, na Sé da Guarda.

A Música Sacra volta à Catedral da Guarda, no dia 7 de abril, com “O Monte das Oliveiras”, por Cardo-Roxo, pelas 21h30.

Por fim, a localidade de Pousade é palco para o Teatro Popular Religioso “A Cruz Jaz no meu Regaço”, numa encenação de Daniel Rocha,  que tem a missão de encerrar o programa no nosso concelho, no dia 11 de abril, a partir das 21h30.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.