Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

A CVR da Beira Interior anuncia a criação do 1º Concurso de Restaurantes da região com a chancela da CVRBI


Pela primeira vez, os vinhos da Beira Interior dão o mote à distinção dos melhores restaurantes da região.

Rodolfo Queirós, Presidente da CVR da Beira Interior, anuncia a criação daquele que será o primeiro concurso do género na região. A presidência do júri está a cargo de Fernando Melo, conceituado crítico de vinhos e comida. Foi reunido um júri das áreas da cozinha, turismo e cultura, ensino e enologia. Este irá visitar os restaurantes inscritos no Beira Interior Gourmet.

O Beira Interior Gourmet – Concurso de Gastronomia e Vinhos da Beira Interior tem como objetivo a promoção dos Vinhos da Beira Interior e seu “casamento” com as várias gastronomias e em particular com a gastronomia tradicional da Beira Interior, elegendo-os como vinhos indispensáveis ao acompanhamento equilibrado dos menus.

O concurso irá decorrer de 14 março a 16 de abril de 2020 e pretende promover os Vinhos da Beira Interior, aumentar a sua oferta nas Cartas de Vinho e identificar a restauração que melhor os harmoniza com os pratos a concurso.

CATEGORIAS
Cozinha regional/tradicional
Cozinha criativa/evolutiva
Cozinha europeia e do mundo
■ Restaurante “Cozinha Tradicional/ Regional” – restauração com menus de
cozinha regional, que utiliza produtos da Beira Interior ou da região onde está
inserido, com ambiente típico ou contemporâneo.
■ Restaurante “Cozinha criativa/Evolutiva” – restauração com cozinha elaborada
e serviço especializado, com Chef de Cozinha e com ambiente de algum requinte.
■ Restaurante “Cozinha Europeia e do mundo” – restauração com uma cozinha
tradicional de outros países ou “fusão” com ambiente contemporâneo ou
clássico.

O menu a concurso é composto por Entrada, Prato Principal e Sobremesa que deverão ser acompanhados por Vinhos da Beira Interior certificados (Regionais e/ou DOCs) inseridos na carta de vinhos do restaurante.

Pretende-se com esta iniciativa valorizar (sobretudo) os vinhos DO Beira Interior e IG Terras da Beira, os seus produtores, promovendo a excelência na restauração da região.

O período de inscrição decorre até ao próximo dia 2 de março, onde cada restaurante definirá um menu a preço controlado, que irá estar disponível ao grande público durante o período entre 14 de março e 16 de abril, altura em que o júri visitará todos os restaurantes concorrentes.

Esta iniciativa, insere-se na estratégia de promoção do enoturismo da região, onde a recentemente criada Rota dos Vinhos da Beira Interior, faz deste evento uma aposta no desenvolvimento da região.

Todas as fichas de inscrição, bem como os nomes dos pratos e fichas técnicas que estarão presentes a concurso, deverão ser enviadas para:
Beira Interior Gourmet 2020 – 1o Concurso de Gastronomia e Vinhos da Beira
Interior
Solar do Vinho da Beira Interior
Largo das Freiras
6300-710 Guarda
Ou para o e-mail: concurso@cvrbi.pt

A inscrição é gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.