ExpoSerra – Feira de Atividades Económicas, a Feira do Queijo e o Carnaval da Serra em Gouveia

De 20 a 25 de fevereiro, a ExpoSerra – Feira de Atividades Económicas, a Feira do Queijo e o Carnaval da Serra prometem atrair muitos visitantes com um programa diversificado e dedicado a toda a família.

Os festejos carnavalescos terão início na manhã do dia 20 de fevereiro (quinta- feira) com o Desfile Pedagógico, organizado pelo Instituto de Gouveia – Escola Profissional de Gouveia, que irá iniciar o seu percurso no Jardim Lopes da Costa até à Praça Alípio de Melo, este ano subordinado ao tema “O Circo. Um Mundo Mágico”.

A ExpoSerra – Feira das Atividades Económicas da Serra da Estrela, irá decorrer entre os dias 21 (sexta-feira) e 25 de fevereiro (terça-feira), no Pavilhão da Ex Belino & Bellino, em Gouveia. A inauguração está agendada para sexta-feira, dia 21 de fevereiro, pelas 19h30, com a Sociedade Recreativa e Musical de Moimenta da Serra a fazer a saudação à cidade e, pelas 20h30 a animação musical estará a cargo das Concertinas de Gouveia.

A primeira noite da ExpoSerra irá contar com o concerto de Rosinha, que terá início às 22h00 e promete surpreender todos com a sua interpretação, ritmos, estilo brincalhão e forma característica de brincar com as palavras, com boa disposição, alegria e títulos bem sugestivos como “Eu mexo nos telhões do meu amor”, “Eu descasco-lhe a banana” ou “Gosto quando ele vem à tona “.

No sábado, dia 22 de fevereiro, a feira abre as suas portas com o Ecomarket, uma iniciativa organizada pelo GAF (Grupo Aprender em Festa). Os alunos Lino Madeira e André Margalhau do Instituto de Gouveia (IG) irão apresentar “Licores” e “Demonstração de Flair” respetivamente, a manhã termina com a participação do Grupo de Cantares de S.Paio.

Este ano, a ExpoSerra irá contar com um espaço ideal e acolhedor, pensado exclusivamente para a realização de conferências, seminários ou reuniões. Irá ser nesta sala de conferências que, na tarde de sábado vai decorrer o Encontro ECOin: Rumo à Sustentabilidade, um espaço onde se debaterão questões relacionadas com as alterações climáticas. Vão ser vários os intervenientes e as temáticas abordadas, Maria Inês Santos e Beatriz Camacho da Associação Par irão trazer “Novos paradigmas: os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030”; seguir-se-à Bernardo Ferreira e Samuel Duarte & ECOPrós do GAF com o “Projeto Ecocidadania & EcoMarket – Agroecologia para Tod@s”; o “Projeto “EcoVida – Roteiro do Consumo Sustentável” será apresentado por
Márcia Luz de Coolabora, CRL – Intervenção Social/Projeto EcoVida; o Eng. Rui Amaro da ESAC – Escola Superior Agrária de Coimbra irá abordar a “Agricultura Sustentável: oportunidades e desafios”; Ricardo Pimenta – Presidente da APROSE – Associação de Pastores e Produtores do Queijo da Serra da Estrela do Concelho de Gouveia e o Dr. Joaquim Lé de Matos, da Quinta de S. Cosme irão palestrar acerca das “Práticas de Sustentabilidade na produção de queijo” e, para finalizar o encontro, o Dr. Joaquim Lé de Matos, irá apresentar o Projeto
“Abrigo do Queijo Serra da Estrela”, do qual é promotor.

Ainda durante a tarde de sábado, irá subir ao palco da ExpoSerra o Projeto “Eu sou dança”, com as suas bailarinas a dançar e encantar o público com as suas performances. O Chef António Batista, do Instituto de Gouveia (IG), irá
apresentar o showcooking “Cervo que leva o vento, cogumelo de estação e laranja aldravada”.

Pelas 17h00, as Concertinas de Nabais vão animar a feira, seguindo-se a Prova comentada de Queijo Serra da Estrela pela Confraria do Queijo Serra da Estrela, na sala de conferências da ExpoSerra. Às 18h00, Mafalda Geraldo, do IG,
apresenta a “Poncha Serrana” e iniciar-se-á a Prova Comentada de Vinhos Dão, Sub região da Serra da Estrela.

No final da tarde, José João Rodrigues, da Casa do Sal, irá confecionar um prato com produtos fornecidos pelos produtores locais, uma iniciativa denominada “Arroz em Festa” e que se insere no projeto ECOin: Rumo à Sustentabilidade.

O dia encerra com o concerto de Saúl Ricardo, conhecido na sua infância como “pequeno Saúl”, um fenómeno de popularidade desde os seus 6 anos de idade, quando começou a aparecer ainda muito novo na televisão a fazer imitações de Quim Barreiros, no programa “Big Show Sic.”

No domingo gordo, dia 23 de fevereiro, a manhã irá iniciar-se com a saudação à cidade pela Banda Filarmónica de Vila Nova de Tazem e, pelas 10h00, terá inicio a tradicional Feira do Queijo Serra da Estrela no Pavilhão da Ex.Bellino&Bellino, que irá contar com dezenas de produtores e as tradicionais provas desta iguaria serrana.

A animação durante o período da manhã, aquando das provas livres de Queijo Serra da Estrela, estará a cargo das Concertinas de Folgosinho e do Grupo de Cantares “Os Mondeguinhos”.

No período da tarde, às 15h00, o Desfile de Carnaval, com início no Calçadão e fim no Pavilhão da Ex Bellino & Bellino, sai à rua com dezenas de carros alegóricos enfeitados pelas coletividades do concelho, trazendo a animação, a sátira social e folia carnavalesca. Nesta edição, Mónica Sintra irá será a Rainha do Carnaval da Serra 2020.

Depois do cortejo de Carnaval, pelas 17h00, irá subir ao palco da ExpoSerra a artista Cláudia Caramelo, a cantora que desde tenra idade demonstrou grande aptidão para os palcos, tendo em 1998 participado nos programas televisivos de talentos “Cantigas da Rua” e “Chuva de Estrelas”. Considerada um furacão de palco, com uma presença e voz inigualável, editou um novo álbum o ano passado, o primeiro trabalho como coautora/compositora, no qual enaltece as suas influências africanas com temas quentes, dançantes, e envolventes, em que são notórias as harmonias do Semba, Kuduro, Kizomba, Coladeira ou do Funáná.

Ainda nessa noite, às 22h00, a Mónica Sintra irá presentear o público com um grande espetáculo musical. Aquela que é considerada por muitos como um dos grandes ícones da música ligeira portuguesa, conta com um percurso notável e um repertório conhecido do grande público. Exemplo disso é o tema “Afinal havia outra” (1998), com o qual recebeu o seu primeiro disco de platina, galardão que repete no ano seguinte com o disco “Na minha cama com ela”.
Na segunda-feira, dia 24 de fevereiro, a tarde será dedicada às demonstrações de técnicas de bar pelos alunos do Instituto de Gouveia. Pelas 16h00 decorrerá uma aula de Zumba Kidz, um momento de dança divertido, com música e movimentos adaptados às diferentes faixas etárias.

Pelas 22h00 de segunda-feira, terá lugar o Baile de Carnaval, com concurso de máscaras (>16 anos) e a banda convidada são os Santa Manel, que prometem um concerto de boa disposição festa, dança, muita cantoria e revivalismo. Os Santa Manel são a banda residente do conceito revivalista “Revenge of the 90’s”,
que tem feito sucesso por todo o país.

A noite de segunda-feira não terminará sem a dupla de Dj’s “Náinetin Ou Ford” animarem, a partir das 23h30, os entusiastas de música eletrónica.

No último dia do certame, terça-feira, 25 de fevereiro, a tarde é dedicada ao público mais jovem. Pelas 14h30, Paula Pires, do IG, apresenta o showcooking “Sweet Kids”. O concurso de máscaras infantil (até 16 anos) terá início pelas
15h30, ao qual se seguirá o teatro infantil “A Menina do Mar”.

As festividades deste período encerram, como aliás já vem sendo habitual, com o tradicional Enterro e Queima do Entrudo, atividade que celebra o fim das festividades de Carnaval, encenando os festejos fúnebres do entrudo com um cortejo, a leitura do testamento e a queima do entrudo e, como não podia faltar, o choro bastante audível das carpideiras, o percurso do cortejo irá ter inicio no pavilhão da Ex. Bellino&Bellino e finalizará nos Paços do Concelho.

Destaque ainda para a Exposição Automóvel Permanente, que estará patente durante a ExpoSerra, na Praça Dr. Alípio de Melo.

O maior certame de negócios e produtos regionais da Serra da Estrela espera, assim, mais uma feira com muitos visitantes, desde a população local a turistas, num evento que enaltece e valoriza as tradições, o património e a cultura do concelho de Gouveia e da Serra da Estrela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Conferências da Guarda debatem Plano de Investimentos até 2022

Seg Fev 10 , 2020
Na próxima quinta-feira, dia 13 de fevereiro, o Município da Guarda promove nova edição das Conferências da Guarda. Os “Planos de Investimento 2014 – 2022” dão o mote a esta primeira edição de 2020. Os trabalhos decorrerão nos Paços do Concelho e têm o início marcado para as 14h30. Abrem estas conferências a […]