Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Trancoso inaugura nova zona industrial com 15 lotes de terreno


O município de Trancoso vai inaugurar, no dia 28, uma nova zona industrial, que disponibiliza um total de 15 lotes de terreno e é considerada importante para alavancar o investimento local.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Amílcar Salvador, numa primeira fase a autarquia apenas disponibiliza 10 lotes de terreno, para verificar o comportamento do mercado.

“Tememos que não possamos dar resposta a todas as solicitações com esses 15 lotes, mas era uma lacuna que nós tínhamos em Trancoso. Há mais de 20 anos que praticamente não tínhamos lotes para disponibilizar”, referiu o responsável à agência Lusa.

Na opinião do autarca, o novo espaço empresarial possui “boas condições”, bons acessos, está dotado com arruamentos largos e com boa sinalização, segurança e visibilidade.

“Estamos muito confiantes que essa zona industrial venha, de facto, a alavancar muito o investimento em Trancoso, a criação de postos de trabalho e atrair investimentos”, afirmou.

O município de Trancoso criou um regulamento para atribuição de espaços e lançou um aviso público de abertura para as candidaturas aos primeiros 10 lotes de terreno, que vai disponibilizar pelo valor de dois euros o metro quadrado.

“Iremos dar prioridade à criação líquida de postos de trabalho, ao volume de investimento que venha ali a ser feito e, também, à área de investimento”, disse.

O complexo industrial pode acolher empresas de armazenamento, comércio, serviços e agroindústria.

Amílcar Salvador prevê que em 2021-2022 os 15 lotes “estejam completamente preenchidos” e com empresas instaladas e a funcionar.

Referiu que tem havido “algum interesse” por parte de empresários do concelho (dos ramos da carpintaria, serralharia e logística) e também de outros locais.

A construção da nova zona industrial de Trancoso foi adjudicada em novembro de 2018, pelo valor de 844 mil euros, e a Câmara Municipal obteve um financiamento europeu de 710 mil euros, no âmbito do Portugal 2020.

A nova zona industrial da cidade de Trancoso, no distrito da Guarda, com uma área total de 4,5 hectares, foi edificada próximo do atual parque industrial, junto da estrada municipal que faz a ligação entre aquela cidade e a localidade de Fiães.

A inauguração está agendada para o dia 28, data em que arranca mais uma edição da Feira do Fumeiro, dos Sabores e Artesanato do Nordeste da Beira.

O município de Trancoso convidou a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, para presidir à cerimónia de inauguração.

Fonte: Lusa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.