Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Universidade Sénior inaugura tertúlias de consciencialização em Fornos de Algodres


Teve hoje inicio a primeira das tertúlias, que a universidade Sénior de Fornos de Algodres está a organizar para consciencializar os cidadãos para doenças graves e outros problemas de saúde em geral.

“Cancro: Prevenção e sinais de alerta”, foi o primeiro tema escolhido para a tertúlia, que vai de encontro ao Dia Mundial da Luta contra o cancro que se assinalou dia 4 de Fevereiro.

O evento que se realizou no Centro de Atividades Ocupacionais contou com a presença da enfermeira Alexandra Gomes, que aconselhou quem esteve presente para os sinais de alerta de cada tipo de cancro, e a importância da prevenção em qualquer idade.

Durante a palestra foram inumerados os vários tipos de cancro e os sintomas e sinais de alerta, com especial enfase para o cancro da mama, o cancro colorretal, o cancro do pulmão e o cancro da próstata, os mais comuns em Portugal.

Com o tema “Prevenir é sempre a melhor opção”, a enfermeira presente deu também alguns conselhos que poderão resultar numa atitude preventiva no que diz respeito a estas doenças, como é o caso da redução ao máximo do consumo de álcool, e outras substancias, como o tabaco, e a aposta numa alimentação equilibrada e o abandono do sedentarismo, entre outros.

Ações como esta servem não só para tirar duvidas que possam existir sobre determinadas doenças, mas também adquirem a função de alerta da população para que doenças como o cancro possam ser descobertas antecipadamente de modo a salvar a vida do paciente.

Segundo a organização, este tipo de eventos destinam-se maioritariamente aos alunos da Universidade Sénior de Fornos de Algodres mas também à população em geral, como forma de uma maior divulgação e consciencialização das pessoas para doenças graves.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.