Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Programa de Tele-assistência a idosos em Fornos de Algodres


O Município implementou desde 2014, em parceria com a empresa Helpphone, um serviço promotor do bem-estar e qualidade de vida aos munícipes Fornenses no seu domicílio.

O projeto de Teleassistência disponibiliza um botão de emergência, que uma vez ativado, é reconhecido pela central de assistência, que possui os dados do utente possibilitando assim a prestação de ajuda imediata 24 horas por dia, 365 dias por ano. 

Complementarmente, desde 2017 está também disponível o Serviço Voz Amiga, através do qual são estabelecidas 3 chamadas semanais, que auxiliam no combate à solidão e isolamento.

O Município salienta a taxa de satisfação de 100% em relação ao serviço prestado e o aumento de 17 utentes em 2017 para 36 no ano de 2019.

Este serviço é gratuito e o seu desenvolvimento da competência do Gabinete de Ação Social a quem cabe a tarefa de definir as situações prioritárias de resposta, em função da situação de isolamento e de carência socioeconómica apresentada.

O Município partilhou ainda na sua página uma ocorrência de 2019 que revela a importância e eficácia deste serviço.

“A utente acionou o sistema e informou que estava com falta de ar e dores nas costas e no peito, informamos que o INEM seria acionado.

04h28 – Ligamos ao INEM e falamos com o operador Santos para reportar a situação.

04h49 – Ligamos a utente e falamos com o Sr.X, porém esse não soube confirmar a ida do INEM.

04h54 – Ligamos ao INEM e falamos com o operador Fernando que confirmou o envio da ambulância.

05h13 – Utente confirmou a chegada do INEM.”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.