Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Pinhel e a Feira das Tradições – 250 anos de História, 25 anos de Emoções


Pinhel prepara-se para acolher mais uma edição da Feira das Tradições e Atividades Económicas, evento que tem vindo a crescer e a afirmar-se pela qualidade com que brinda os milhares de visitantes que anualmente passam pelo
recinto daquele que é já considerado o maior certame de inverno da Beira Interior.

Realizada desde a primeira edição no fim de semana que antecede o Carnaval, a 25a Feira das Tradições tem data marcada para os dias 21, 22 e 23 de fevereiro e vai ter lugar no Centro Logístico de Pinhel, espaço de amplas dimensões onde a organização procura assegurar conforto e bem-estar a expositores e visitantes.

A definição de um tema para cada edição e a aposta na divulgação das gentes e tradições locais, a par da abertura do certame a agentes económicos de diferentes áreas e proveniências geográficas, são alguns dos aspetos diferenciadores da Feira das Tradições que, em 2020, assinala “Bodas de Prata”, sendo dedicada aos 250 anos da
elevação de Pinhel à categoria de cidade, data também associada à criação da Diocese de Pinhel no ano de 1770.

“Pinhel e a Feira das Tradições – 250 anos de História, 25 anos de Emoções” é então o tema do certame para 2020.

À semelhança das últimas edições, é esperada a participação de cerca de 200 expositores, distribuídos por diferentes espaços – primeiro as Freguesias do Concelho, onde assumem natural destaque os saberes e sabores locais, depois uma vasta panóplia de atividades económicas onde não faltam representações de todo o país. Finalmente, uma grande área de “tasquinhas” onde a gastronomia regional tem forte expressão e onde espetáculos e diversão se prolongam noite dentro.

No que diz respeito ao programa, o fim de semana começa com o tradicional Desfile Alegórico alusivo ao tema da Feira – “250 anos de História, 25 anos de Emoções” (sexta-feira, dia 21, a partir das 14.00h).

Pelas ruas da cidade vão circular os carros alegóricos acompanhados de cerca de 1200 participantes oriundos da comunidade escolar de todo o concelho (alunos, professores e auxiliares) e de instituições como a ADM Estrela – Residência Léa Nobre, a Quinta do Pézinho e a Universidade Sénior de Pinhel.

Segue-se a inauguração do certame, às 18.00h, no Centro Logístico, cerimónia para a qual é esperada a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Inaugurada a Feira das Tradições e abertos os espaços de exposição, o fim de semana prolonga-se com um vasto programa de animação musical com espetáculos de vários géneros, desde música tradicional a sonoridades mais contemporâneas, destacando-se os concertos de grupos locais mas também de bandas e artistas reconhecidos a nível nacional e internacional.

Em destaque nesta edição vão estar as atuações do duo ANJOS (sexta-feira, dia 21), da banda EXPENSIVE SOUL (sábado, dia 22) e, para fechar o certame, RICHIE CAMPBELL (domingo, dia 23).

Para um melhor conhecimento do tema retratado nesta 25a edição, destaque ainda para a realização de um Colóquio, sábado, dia 22, a partir das 14.30h. Antes disso, serão entregues os prémios do Concurso de Fotografia Objetiva Pinhel também ele dedicado ao tema “Pinhel e a Feira das Tradições – 250 anos de História, 25 anos de Emoções”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.