Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Eduardo Lourenço, Ladislau Patrício e Helga Moreira em destaque no projeto “A Terra da Escrita”


A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), organiza pelo 6º ano letivo consecutivo, o projeto “A Terra da Escrita”. Na presente edição, os autores locais escolhidos são Eduardo Lourenço, Ladislau Patrício e Helga Moreira.

Segundo a autarquia, o projeto “A Terra da Escrita”, que visa a promoção do livro e da leitura junto dos alunos das escolas do concelho, e é desenvolvido em parceria com os agrupamentos escolares locais.

Para dar a conhecer a sua vida e obra à comunidade escolar, e não só, a biblioteca programou exposições com visitas guiadas, conversas, oficinas, visitas à tipografia, conversas e encontros com autores.

Assim, no próximo dia 21 de janeiro terá lugar uma conversa sobre Ladislau Patrício, a partir do tema “Ladislau Patrício – uma vida entre a Medicina e a Escrita”, dirigida a alunos do 3º ciclo e secundário. A cidade da Guarda, as suas gentes, e ainda o Sanatório Sousa Martins serão também assuntos a focar.

Ainda em janeiro, dia 28, abre ao público em geral a exposição “Ladislau Patrício entre a Saúde e a Escrita”. Integrada no Projeto “A Terra da Escrita”, esta exposição apresenta a vida e obra de Ladislau Patrício (1883 – 1967), um médico e escritor guardense, que marcou uma época da cidade ao empenhar-se no combate à tuberculose, mas também na vida política e literária da Guarda. Tendo ainda um papel preponderante na criação da Rádio Altitude e no jornal Bola de Neve, ambos no âmbito da direção exercida no Sanatório Sousa Martins.

Já a 5 e 6 de fevereiro, António Pedro Pita, um conhecedor da obra de Eduardo Lourenço, vem conversar com alunos do secundário sobre o prestigiado escritor e ensaísta e sobre a importância da leitura em geral.

Também no âmbito deste promotor e privilegiado projeto de promoção do livro e da leitura, a mediadora de leitura, Andreia Brites vem trabalhar com alunos dos Agrupamentos de Escolas Afonso de Albuquerque e Sé, numa oficina plástica de leitura, de 2 a 6 de março. Andreia brites propõe a partir de versos, palavras ou títulos explorar sentidos simbólicos subjetivos.

Ainda sob o título “Ladislau Patrício – uma vida entre a Medicina e a Escrita” será feita uma visita guiada pela cidade a alunos do 3º ciclo e secundário das escolas Afonso de Albuquerque e Sé, dia 17 de março, para dar a conhecer a vida, a obra e os espaços relacionados, pela profissão e pelo afeto, com Ladislau Patrício, médico e escritor.

 Por fim, nos dias 19 e 20 de março, Helga Moreira, autora em destaque no projeto vem à Guarda para um encontro e conversa com alunos do 3º ciclo e secundário, sobre a respetiva obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.