Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Turismo Centro de Portugal visitou as novidades do Museu do Pão


Pedro Machado e Jorge Loureiro, presidente e vogal da comissão executiva do Turismo Centro de Portugal, fizeram uma visita ao Museu do Pão, ex libris da cidade de Seia e da Serra da Estrela, para conhecer as novidades que os visitantes podem descobrir nesta quadra natalícia e de ano novo.

Um belíssimo carrossel parisiense, uma acolhedora lareira ao ar livre e um forno de pão, também no exterior, são algumas das iniciativas do Museu do Pão que tornam este espaço ainda mais atraente neste Natal.

A visita foi acompanhada por Graça Reis, diretora-geral do Museu do Pão, e Fábio Brás, responsável pela área das comidas e bebidas.

Inaugurado em 2002, o Museu do Pão é um projeto singular no panorama da região e do país. Na sua génese está a vontade do fundador, António Quaresma, em mostrar todo o universo relacionado com o pão em Portugal, nas suas vertentes social, histórica, religiosa, política e artística.

O complexo museológico, com variadas salas que ocupam mais de 3500 m2, é um caso de sucesso na região, esperando terminar o ano de 2019, segundo Graça Reis, com um total de visitantes a rondar os 60 mil – muitos dos quais se deslocam propositadamente a partir de todo o país e, até, do estrangeiro. As visitas de escolas e de outros grupos organizados dão também um contributo muito importante para os bons resultados do Museu do Pão.

Para o êxito, em muito contribui o ambiente caloroso e familiar com que a equipa recebe quem os visita. “Fazemos questão de proporcionar todo o conforto a quem nos vem conhecer. A nossa entrega é total para que sintam felizes. As pessoas vêm com uma expetativa que não podemos nunca defraudar, pelo que temos de apresentar sempre o nosso melhor. Esse é desejo que nos move. É por se sentirem felizes que os visitantes acabam por ficar sempre mais tempo do que esperavam”, sublinha Graça Reis.

Um dos locais mais emblemáticos do Museu do Pão é o espaço pedagógico, dedicado aos visitantes mais novos e não só. Aqui, os miúdos e graúdos são guiados por Dina Cruz e deixam-se encantar pelos gnomos da tribo dos Hérmios, que os levam a uma viagem imaginária à história do pão. No final, cada participante é convidado a “cozinhar” um pão muito especial.

A oferta do museu estende-se à alimentação. O restaurante, em que todos os pratos da ementa contêm pão ou cereais, assume-se cada vez mais como um favorito dos visitantes. Com vistas magníficas sobre as serranias, é um espaço que convida à degustação das receitas mais tradicionais da gastronomia beirã. E sem pressas – afinal, quem visita o Museu do Pão já sabe que aqui vale a pena saborear todos os momentos com demora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.