Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Orçamento e Plano de Atividades Aprovados por Maioria


Realizou-se hoje a reunião da Assembleia Municipal em Fornos de Algodres. O maior e inicial destaque comentado pelos três partidos vai para a parabenizacão do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, que como já foi divulgado ocupou lugar de relevo junto de mais 7 instituições no relatório sobre o estado da educação divulgado pelo CNE.
Nélio Sequeira destacou que o sucesso do Agrupamento de Escolas, se devia também à cooperação constante com a Câmara Municipal. Destacando ainda a preocupação constante de parte a parte, e o caminhar em direção a um objetivo comum. O deputado reforçou também a criação da sala sensorial, que será uma das únicas no país.

Fernando Melo, deputado do PSD iniciou a sua intervenção com a sugestão das assembleias em direto, opção que será considerada pela mesa.
O PSD indicou várias questões para debate ao Presidente da Câmara. De Realçar a questão do funcionamento ou não funcionamento das Piscinas Municipais, a questão da falta de iluminação em algumas zonas da vila onde os habitantes fazem percursos de ciclovias e pedestres e alegam ma distribuição de fundos, que deveriam ser canalizados para as juntas de freguesias, e situações ambientais, e estão a ser canalizados para um concelho de vereação, que segundo o PSD não necessitava de 4 elementos, por questões de insuficiência de trabalho disponível e fundos para dispensar.

O partido sugeriu ainda que fosse reforçado a questão ambiental, no exemplo do reforço de contentores para a separação do lixo, e investimento em meios numa eventual situação de catástrofe.
Na sua primeira intervenção e em jeito de resposta, Manuel Fonseca, Presidente da Câmara, revela que as Piscinas Municipais, apresentavam um problema técnico mas que o mesmo já foi resolvido e vão reabrir. E reforça a questão ambiental ao dizer que a rede ecopontos no Município foi alargado em mais de 50% e que iriam continuar a investir neste setor.

No orçamento estiveram inseridos temas como: a Reflorestação da Encosta da Maceira, a Limpeza dos Reservatórios, a inovação da fatura eletrónica da água. O alargamento da rede de oleões, a escola virtual, ação e políticas sociais, a questão de Figueiró da Granja, a Serra da Esgalhada, o bairro do Ténis, entre outros.
PSD, na pessoa de José Aurélio, dá os parabéns ao investimento na serra da esgalhada, e no bairro do ténis, embora acrescenta já ser “tardio”. O deputado afirma também que alguns investimentos serão necessários.

PS contou com a intervenção de Luís Miguel Ginja em relação a obras, que refere também a ligação da rede de água de Maceira a Forcadas, pois Forcadas não tinha ligação à rede pública, e destaca a rede de esgotos de Figueiró da Granja. O deputado do PS manifesta assim o seu apoio ao orçamento apresentado. Quem também se manifestou a favor foi Nuno Porfírio, deputado PS.

Cristina Guerra, em representação do CDS, da valor também ao investimento na Escola Virtual, no entanto refere que para esta iniciativa funcionar em pleno é necessário dotar todas as Freguesias de internet. Destaca o bom trabalho com a população idosa mas apela para a decadência da população jovem e sugere o aumento do número de bolsas para os alunos do ensino superior, questão fundamental segundo a deputada.
Durante as intervenções foi também questão de grande importância a reflorestação, em questões de incêndios mas também de iminente risco de erosão e possibilidade de catástrofe natural.
A nível de questões Financeiras, o Presidente da Câmara, Manuel Fonseca destaca aponta mais de um milhão de euros em divida para o próximo ano, refere as despesas futuras recorrentes com a Zona Industrial de Juncais, o aumento do fundo das freguesias de 30 mil para 60 mil euros. E refere ainda que os apoios disponibilizados a instituições dependem das candidaturas das mesmas.
João Carlos do PSD, afirma que o orçamento está dotado de questões antigas e que não representa nada de novo, afirmando o seu voto contra.

Cristina Guerra, sugere que a falta de investimento pode ser colmatada pela criação de parques de campismo.
As sugestões por parte do PSD passam pelo investimento na economia, melhorar a agricultura por via da pastorícia e queijo da serra e pela cedência de parques industriais a produtores locais, para que possa haver investimento e criação de postos de trabalho.
O orçamento foi aprovado pela maioria.
A questão da proposta de alteração da nomeação do membro da CPCJ foi adiada para a próxima assembleia por não haver concordância relativa a escolha. No entanto a sugestão do PS foi Cristina Maria João Ventura, segundo o partido uma pessoa idónea, que conhece a comunidade escolar e que está envolvida em muitas particularidades relevantes para o cargo.

O PS refere ainda que não se devia partidarizar a escolha da pessoa em causa. O PSD sugeriu João Carlos Felício, deputado do partido.

O último ponto alto da Assembleia foi a presença de Marco dos Santos, residente em Figueiró da Granja, que enquanto Figueiroense, eleitor e sócio dirigente associativo da Liga dos Amigos de Figueiró da Granja, se fez acompanhar por um “penico”, e que vai continuar a faze-lo em situações futuras até que a situação da rede de esgotos esteja resolvida.
A intervenção teve por base reforçar a intenção de aceleramento da resolução da situação.
Cristina Guerra refere ainda que esta será já uma questão de saúde pública.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.