Apresentação da Biografia do Músico José dos Santos Pinto em Mangualde

Margarida Cardoso apresentou, a semana passada em Mangualde, a biografia do músico lobelhense José dos Santos Pinto na sede da Sociedade Filarmónica Lobelhense.

 A apresentação do livro foi moderada pela autora que é investigadora do INET-md da Universidade de Aveiro e está neste momento a realizar uma tese de doutoramento sobre este e mais quatro músicos do Quinteto Sopros da Emissora Nacional.

O momento contou com a presença do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Mangualde, João Lopes, que salientou a importância deste trabalho para a preservação da memória de um músico com a importância e notoriedade de Santos Pinto.

 A noite abriu com a interpretação da «2ª Sonata», escrita pelo músico, pela clarinetista Mariana Cardoso. A autora apresentou um breve resumo sobre a vida de José dos Santos Pinto que saiu da localidade de Lobelhe do Mato para alargar horizontes e tentar a sua sorte na capital construindo uma carreira como oboísta, maestro e compositor.

 A filha do músico, Alda Santos Pinto, proferiu algumas palavras de agradecimento à autora pelo tributo e trabalho realizados, demonstrando a felicidade que sente com a publicação deste livro.

 O Presidente da Direção da banda local, António Marques, também marcou presença e agradeceu o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto «A nossa música, o nosso mundo», nomeadamente no estudo das bandas filarmónicas locais, em específico a banda que dirige. O vereador da cultura, João Lopes esteve presente e referiu a pertinência deste lançamento afirmando que «a memória de Santos Pinto não se irá perder».

 No final, houve espaço para brindar ao músico José dos Santos Pinto e à coletividade onde este cresceu, a Banda de Lobelhe.

 O livro encontra-se disponível no site da editora Colibri, nas lojas físicas da editora na Avenida de Berena e Alameda da Universidade de Lisboa ou através da autora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *