Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

As Festividades de Natal estão a chegar a Seia


No primeiro dia de dezembro, Seia deu as boas-vindas ao Natal com a ligação da iluminação natalícia, onde centenas de luzes e peças decorativas dão cor às principais artérias da cidade, com o objetivo de assinalar a quadra festiva e incentivar e dinamizar o comércio tradicional.

 As árvores decoradas pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social e escolas do concelho acrescentam um brilho adicional à Av. 1º de Maio e o programa das festividades pensado para miúdos e graúdos é mercado por muita animação com o mercado de natal, oficinas criativas, contos e passeios com o Pai Natal e muita música.

 A praça do município oferece, de 7 a 22 de dezembro, oportunidades para adquirir prendas de Natal, no Mercadinho. Os cenários com a Casa do Pai Natal, a Oficina dos Duendes e o programa de animação, de que constam oficinas de culinária, origami, ioga, apresentações e representações diversas, contos e músicas alusivas ao Natal, prometem cativar crianças e adultos e aquecer o espírito natalício.

A tenda que acolhe as festividades durante a semana funciona das 09h às 17h30, com atividades maioritariamente dinamizadas pela Ludoteca Municipal, e aos fins-de-semana das 14h às 20h.

 O Município faz o convite convite para reviver tradições natalícias. Assim, de 7 de dezembro a 31 de janeiro a Casa Municipal da Cultura e o Posto de Turismo têm em exposição “Os Presépios do Mundo”, coleção privada (de Miranda Garcia) doada à autarquia. A exposição apresenta presépios de artesões de diversas regiões de Portugal e de vários países do mundo e pretende demonstrar a diversidade de abordagens, de materiais utilizados e de proveniências.

 No dia 14 de dezembro (às 17h), o programa conta com o concerto de Natal com as Classes de Conjunto de Coro e Orquestra de Sopros do Conservatório de Música de Seia, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura.

 A par destas ações, Seia tem, à semelhança dos anos anteriores, som de rua durante o período de Natal, uma iniciativa da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros. Nesta época natalícia, a Associação Empresarial da Serra da Estrela também volta a premiar as compras no comércio local.

Na reta final do ano, a vila de São Romão volta a celebrar a Passagem do Ano com atividades ao ar livre, festa promovida pela União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.

 Já em 2020, a chegada do ano novo é celebrado com o tradicional Concerto da Orquestra da Escola Profissional da Serra da Estrela, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, no dia 11 de janeiro (às 21h30).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.