Mangualde promove campanha de aproximação da população ao património

A campanha “Mangualde, o nosso património” está de volta e destaca, no mês de dezembro a Capela de São Sebastião, em Santiago de Cassurrães.

Promovida pelo Município de Mangualde, esta campanha tem como objetivo aproximar a população do património mangualdense do mais belo que existe no concelho.

CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO – SANTIAGO DE CASSURRÃES

Existente já no ano de 1758, a capela de São Sebastião acha-se no meio de um pequeno largo da localidade de Santiago de Cassurrães. As suas dimensões são modestas, numa planta rectangular e com torre lateral de acesso ao campanário por escadaria. A cobertura é de duas águas.

A fachada principal exibe porta alta com verga curva encimada por decoração ao jeito barroco. A ladear, duas janelas, pequenas, sem arrojo ornamental. A cruz granítica, sobre a cumieira, assenta em pedestal visível e é ladeada por pináculos que coroam as pilastras de canto.

Outros dois pináculos se podem observar sobre as pilastras dos cantos da fachada tardoz.  A cobertura assenta sobre cornija.

É no interior da capela que toda a sua majestade é exaltada. O tecto, abobadado, é forrado com tábuas de castanho pintadas com tintas a óleo, predominando os tons azuis e vermelhos. A pintura, datada de 1779, em estilo Rococó, utiliza a técnica de trompe l’ oeil, transmitindo ao observador a sensação de continuidade da arquitectura interior para o exterior. A cenografia da pintura mistura elementos arquitectónicos com anjos e querubins que dão centralidade ao Arcanjo São Gabriel.

O retábulo, com altar, ocupa toda a parede e é composto por três níveis. A madeira é de castanho policromada com frisos e talha dourada a ouro fino brunido. Os marmoreados que se observam na sua pintura apontam já para o estilo Rococó.

Coordenadas geográficas: 40º 34.880’ | 7º 42. 284’

António Tavares, Gabinete de Gestão e Programação do Património Cultural da Câmara Municipal de Mangualde

Segundo a Autarquia, com esta campanha todos ficam mais próximos do vasto esplendor patrimonial do nosso concelho. Nesse sentido, continua a ser colocada, em vários pontos de encontro do concelho, informação sobre o monumento/património apresentado.

 Foram já vários os bens patrimoniais destacados por esta campanha nos últimos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *