Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Este fim-de-semana há míscaros e trail em Aguiar da Beira


A sétima edição do Certame Gastronómico do Míscaro, em Aguiar da Beira, decorre este sábado e domingo no Pavilhão Gimnodesportivo da vila. Integrado no evento micológico decorre também a sexta edição do maior Trail da região.

Roteiros gastronómicos, mercadinho agrícola, exposição e venda de produtos locais, como a castanha, o queijo, a maçã, os enchidos, o mel, entre outros, são alguns dos pontos altos do programa desta sétima edição do Certame Gastronómico do Míscaro. Previstas estão ainda palestras, live-cooking e workshops temáticos.
Integrado no certame decorre mais um edição do trail running, organizado pelo jornal +Aguiar da Beira, em parceria com a Câmara Municipal de Aguiar da Beira.
A edição de 2019 da prova de ‘trail running’ tem início marcado para as 10h de domingo e contará com a participação de 600 ateltas.
“Seis centenas de atletas, de norte a sul do país, vão correr e caminhar por trilhos onde se destacam as condições naturais micológicas, a natureza, o património e as tradições rurais”, adianta a fonte da organização.
As modalidades de Trail Longo (com um percurso de 30 quilómetros) e Trail Curto (percurso de 15 quilómetros) vão reunir 350 atletas, enquanto a caminhada vai juntar 250 pessoas.
“O Trail do Míscaro é muito mais do que uma corrida ou caminhada, é uma forma de turismo ativo na natureza que atrai cada vez mais pessoas ao concelho”, é referido.
A fonte acrescenta que este ano participam “mais 200 pessoas que na edição anterior”, perfazendo um total de 600 atletas, sendo que a organização se viu obrigada a rejeitar inscrições por forma a “garantir a qualidade do evento”.
Por cada participante na atividade, os organizadores vão doar uma árvore para florestação do concelho de Aguiar da Beira. Nos últimos dois anos, a iniciativa já contribuiu para a plantação de “mais de 500 árvores autóctones” no território,

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.