Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Sabugal comemora Dia do Concelho no domingo


O concelho do Sabugal celebra este domingo, 10 de novembro, 723 anos da confirmação do foral do Sabugal, por D. Dinis, em 1296. Para além do hastear das bandeiras e atuações musicais, destaque para a inauguração de duas exposições de pintura e escultura dos homenageados Alcínio Vicente e João Reis.

Para assinalar a efeméride, a Câmara Municipal do Sabugal dá incío ao programa às 9h15 com o desfile da Sociedade Filarmónica Bendadense e Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários do Sabugal e do Soito, no Largo da Fonte. Segue-se, nos Paços do Concelho, o hastear das Bandeiras, ao som do Hino Nacional interpretado pela Sociedade Filarmónica Bendadense e perante Guarda de Honra formada por elementos das Corporações das respetivas Associações de Bombeiros concelhias.
A sessão solene comemorativa continua às 10 horas, no Auditório Municipal, com um momento musical, seguindo-se as intervenções do Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, e do Presidente da Assembleia Municipal, Manuel Meirinho. A cerimónia prossegue com a condecoração dos trabalhadores da autarquia com 15, 25 e 35 anos de serviço efetivo no Município, votos de louvor a trabalhadores aposentados e atribuição de Medalhas de Mérito Cultural do Município do Sabugal a Alcínio Vicente e João Reis.
Na ocasião, a vida e obra do filósofo, historiador e escritor natural de Quadrazais Jesué Pinharanda Gomes, homenageado com a Medalha de Ouro do Município em 2012, serão recordadas, seguindo-se a apresentação do livro ‘Pensar Português’, pelo Professor Doutor Américo José Pinheira Pereira. A nível cultural, no Museu do Sabugal serão inauguradas as exposições de pintura e escultura dos homenageados Alcínio Vicente e João Reis.
As comemorações do Dia do Concelho culminam com vários momentos musicais, a partir das 16 horas, no Auditório Municipal, com o Grupo de Cavaquinhos da Bendada, Grupo Coral e de Cantares do Sabugal e Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral – Belmonte e o Polo do Ensino Articulado do Sabugal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.