Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Figueira de Castelo Rodrigo monitoriza qualidade da água do Douro


O município de Figueira de Castelo Rodrigo está a proceder à monitorização da qualidade da água do rio Douro, no âmbito de um projeto europeu denominado “Rios Potáveis”.

A Plataforma de Ciência Aberta – Município de Figueira de Castelo Rodrigo integra o projeto europeu “Rios Potáveis” (“Drinkable Rivers”) e realizou, no passado dia 21 de outubro, as primeiras medições para analisar a qualidade da água do rio Douro, junto ao cais fluvial de Barca d’Alva, naquele concelho.
A autarquia refere em comunicado que faz parte dos 32 “Laboratórios de Água” (“WaterLab Hubs”), espalhados por 14 países diferentes, “que nas últimas três semanas mobilizaram 640 pessoas para monitorizar 36 rios, num esforço conjunto pela saúde dos rios europeus e dos ambientes que os rodeiam”.
“Ao longo do próximo ano, a equipa da Plataforma de Ciência Aberta, em conjunto com a comunidade local, irá repetir, a cada mês, este conjunto de análises ao rio Douro, o que vai permitir monitorizar de forma regular e sistemática a qualidade da água e perceber, por exemplo, como poderá ser modificada pelo turismo fluvial”, refere Ana Peso, da Plataforma de Ciência Aberta.
“Para as próximas sessões de 2019, que irão acontecer em novembro e dezembro, convidamos a comunidade de Barca d’Alva e os professores e alunos do Agrupamento de Escolas a embarcar, literalmente, neste projeto, para analisar a água do Douro”, remata. A próxima sessão será no dia 13, com a participação dos alunos do 1.º ciclo de ensino básico da Freguesia de Escalhão, a que pertence a localidade de Barca d’Alva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.