Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Habitantes do Sabugueiro revivem tradição na Noite das Caçoilas


Este sábado, a aldeia de Sabugueiro, no concelho de Seia, revive mais uma edição da Noite das Caçoilas, uma iniciativa que recupera uma tradição ancestral e visa dar a conhecer a gastronomia típica.

As gentes da Aldeia de Montanha do Sabugueiro, terra de pastores, reavivam uma das tradições ascentrais mais antigas na região. Em ambiente de festa, a população acorre ao forno comunitário para confecionar, em conjunto, cabrito, borrego e frango, em caçoilas de barro preto.
A tradição esteve em risco de se perder mas foi reavivada com a operacionalização do projeto da Rede de Aldeias de Montanha. Assim, na Noite das Caçoilas podem ser provadas iguarias como torresmos, arroz de carqueja, frango do campo, chanfanas e uma variedade de enchidos, assim como, as castanhas ou pão de centeio, cozido durante o dia no forno.
O custo de aquisição do kit e prova das caçoilas é de 10 euros. As inscrições são limitadas a 500 participantes, podendo ser feitas no Posto de Turismo do Sabugueiro através do número de telefone: 238 315 336 ou ainda pelos seguintes contactos:913732171 e 910839003.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.