Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Escuteiros vão plantar 500 árvores na região da Serra da Estrela


 

No âmbito de um projeto ambiental da Associação Fraternidade de Nuno Álvares (FNA), cerca de 70 escuteiros vão plantar este sábado 500 árvores numa área da freguesia de Fernão Joanes, no concelho da Guarda, no Parque Natural da Serra da Estrela.

A ação vai ser desenvolvida numa área da freguesia de Fernão Joanes, no concelho da Guarda, destruída por um incêndio florestal em 2017. A atividade nacional de voluntariado ambiental deverá contar com a participação de cerca de 70 pessoas, entre escuteiros adultos (com idades a partir dos 26 anos), elementos do Corpo Nacional de Escutas, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da equipa de Sapadores Florestais de Fernão Joanes.
Segundo João Paulo Pinto, presidente do Núcleo da Guarda da FNA, os escuteiros adultos que participam no evento “são oriundos de todo o país” e também dos núcleos da Guarda, Covilhã, Teixoso, Tortosendo e Fundão.
Durante a ação, com início pelas 09h00, a organização espera plantar cerca de 500 árvores da espécie carvalho negral, fornecidas pelo ICNF.
O programa da atividade nacional de ambiente da FNA a realizar no concelho da Guarda inclui iniciativas no sábado e no domingo. No sábado, para além da ação de reflorestação, os participantes vão realizar um percurso pedestre pela rota da transumância, na área da Freguesia de Fernão Joanes, e visitar o Museu da Tecelagem, na vizinha aldeia de Meios. No domingo, destaque para uma visita guiada ao centro histórico da cidade da Guarda, seguida de uma celebração na Sé Catedral (11h00), presidida pelo bispo Manuel Felício.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.