Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Comandante da PSP da Guarda pede melhores instalações e mais efetivos


Esta terça-feira, durante o discurso proferido na cerimónia do 135.º aniversário do Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Guarda, realizada em Gouveia, o superintendente Salvado Lopes reafirmou a necessidade de mais efetivos e novas instalações. O comandante referiu ainda que o Comando da Guarda “é, de todos os Comandos do país, não só o que dispõe do menor número de elementos, mas também um dos mais envelhecidos”.

O responsável afirmou que as atuais instalações daquele Comando servem a PSP “desde 1897”, quando o seu efetivo “era de 26 profissionais”. “Passados 122 anos, a situação pouco se alterou. Continuamos a ter instalações dispersas por cinco locais da cidade [da Guarda], com falta de espaços adequados e sem a necessária funcionalidade”, reafirmou Salvado Lopes.
Como exemplo, o superintendente referiu que o edifício da Esquadra de Investigação Criminal “necessita de uma intervenção destinada a criar melhores condições a todos quantos ali prestam serviço e garantir a necessária confidencialidade e algum conforto aos cidadãos que ali se dirigem, especialmente aos intervenientes processuais no âmbito das investigações criminais”.
No seu discurso, o superintendente disse que “a construção de um novo edifício para o Comando [Distrital da PSP], para além de agregar os serviços desconcentrados pela Guarda, possibilita aumentar a dimensão operacional, reduzir custos logísticos e financeiros e principalmente conferir qualidade e dignidade de que se deve revestir um serviço público desta natureza”.
Salvado Lopes referiu que “se está a trabalhar” para resolver a situação, reconhecendo o empenho e o esforço da Direção Nacional da PSP, com a colaboração do município da Guarda.

Guarda com menor efectivo e mais envelhecido do país
O comandante da PSP referiu ainda que o Comando da Guarda “é, de todos os Comandos do país, não só o que dispõe do menor número de elementos, mas também um dos mais envelhecidos”.
“A elevada idade média dos 163 profissionais, situada nos 50 anos, aliada à previsível redução de 34% do efetivo que, em 2019 e 2020, reúnem condições para passarem à pré-aposentação, constituem realidades que carecem de ser revertidas através do reforço de meios humanos e do rejuvenescimento do dispositivo, por forma a garantir um serviço policial de elevada qualidade”, defendeu.
O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, reafirmou a disponibilidade da autarquia para ajudar a encontrar uma solução para as instalações da PSP. O autarca garante que o município continua a apontar o espaço do antigo matadouro para acolher o futuro Comando Distrital da PSP.
O Diretor Nacional Adjunto da PSP, Abílio Vieira, que presidiu às comemorações, disse aos jornalistas que as preocupações manifestadas pelo comandante Salvado Lopes “não são novas”. Segundo o responsável, o reforço de elementos ocorrerá “com incorporações anuais e regulares para reposição dos efetivos”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.