Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Municípios da Beira Interior revêem Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil


Várias autarquias da Beira Interior estão a realizar a revisão dos Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil.

Segundo a Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), entidade coordenadora do projeto, várias autarquias da Beira Interior estão a realizar a revisão dos Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil.
A AMCB explica que esta medida permite dar cumprimento às normas legais estabelecidas e que na revisão estão envolvidos os municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Fundão, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Seia.
Segundo a informação, pelo número de envolvidos, o projeto contribuirá para “aumentar a performance intermunicipal, descentralizando e fortalecendo a eficiência, a gestão e a transparência”.
Para os promotores, também permitirá gerar “um conjunto significativo de vantagens na decisão, implementação, controlo e avaliação de políticas públicas, bem como na uniformização de regras e homogeneização da cartografia”.
“A agregação dos municípios permite ainda a realização de um estudo sobre os impactos transversais aos diferentes setores socioeconómicos e sistemas biofísicos, de forma a precaver e mitigar as situações de acidente grave ou catástrofe ao nível municipal e, por sua vez, intermunicipal”, acrescenta a informação.
Entre os objetivos, está ainda o aumento de proteção à população, facilitar a avaliação da recorrência, exposição e dano potencial, com base nos resultados da produção da cartografia de risco, e adaptar as opções de ocupação e gestão do território e ainda auxiliar na resposta por parte das autoridades locais competentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.