Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

PS foi o partido mais votado na Guarda com 37.55% dos votos


O Partido Socialista (PS) venceu as eleições legislativas no círculo eleitoral da Guarda e elegeu dois deputados, com 37,55% dos votos, enquanto o PSD obteve o terceiro mandato num círculo eleitoral que perdeu um representante face às eleições de 2015.

O PS ganhou num total de 10 concelhos, nomeadamente Almeida, Fornos de Algodres, Figueira de Castelo Rodrigo, Gouveia, Guarda, Manteigas, Trancoso, Sabugal, Seia e Vila Nova de Foz Côa. Já o PSD venceu em quatro: Aguiar da Beira, Pinhel, Celorico da Beira e Mêda.
Nestas eleições, marcadas pela redução de um deputado, devido à falta de população (em relação às legislativas de 04 de outubro de 2015 a Guarda perdeu quase 12.000 eleitores), o distrito da Guarda ficará representado no parlamento pelos deputados do PS Ana Mendes Godinho (atual secretária de Estado do Turismo) e Santinho Pacheco (atual deputado) e pelo social-democrata Carlos Peixoto (também atual deputado).
Nas eleições deste domingo, o BE foi a terceira força política mais votada, com 7,81% dos votos, seguindo-se, em quarto, o CDS-PP, com 4,99%, e, em quinto lugar, o PCP-PEV, com 2,99% dos votos.
Quanto à abstenção, no distrito da Guarda foi de 49,42%, quando em 2015 tinha sido de 47,71%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.