Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

“É necessário afirmar o distrito da Guarda, nacional e internacionalmente, como líder na sustentabilidade e inovação”, Ana Mendes Godinho


Atual Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho é cabeça de lista pelo Partido Socialista (PS) na Guarda às eleições deste domingo. Nesta pequena entrevista ficamos a conhecer o que tenciona fazer pelo seu distrito nos próximos quatro anos.

Há quantos anos está na política e como foi o seu percurso?
Tenho dedicado a minha vida sempre a missões públicas, quer enquanto Inspetora de Trabalho, quer enquanto sócia fundadora da associação de apoio a crianças Candeia, quer ainda como conselheira do Inatel e vice-presidente do Turismo de Portugal. Sou Secretária de Estado de Turismo há 4 anos.

O que se propõe fazer pelo seu distrito nos próximos quatros anos?
Atrair e fixar pessoas e investimento, com mecanismos e requisitos de discriminação positiva para o interior, garantia de segurança na saúde, nomeadamente com requalificação do hospital da Guarda, redução das portagens e conectividade digital em toda a região. A aposta na instalação de novos serviços públicos no distrito será outra das grandes preocupações que terei, nomeadamente do Centro Nacional de Educação Rodoviária, Unidade de Intervenção e Proteção da GNR, Arquivo do Registo Automóvel e criação do Centro Nacional de Turismo do Interior.
É necessário afirmar o distrito da Guarda, nacional e internacionalmente, como líder na sustentabilidade e inovação em torno dos recursos do território, apoiando agricultura, turismo e indústria logística, rede de incubadoras e dinamização do IPG como pólo de atração de estudantes e de investimento.

O que falta fazer pelo Interior? Que causas defende?
É essencial inclinar o mapa de Portugal para o interior depois de décadas inclinado para o litoral. Iniciámos este caminho, mas temos muito a fazer. No turismo criámos instrumentos especiais que mostraram que conseguimos com foco e vontade inverter tendências e colocar o interior no mapa.
Ultrapassámos pela primeira vez em 2018 os 11 milhões de dormidas turísticas no interior. É possível, com vontade!
As políticas liberais não respondem às necessidades reais do interior. É preciso políticas públicas ativas e é isso que defendo e faço.
Continuarei a ser uma permanente força ativa defensora do interior e das medidas de discriminação positiva para garantirmos que combatemos o despovoamento, atraímos investimento e abrimos realmente o mapa de Portugal para garantir que somos realmente um país para todos.
O meu compromisso e a minha prioridade é o interior e a Guarda, e tudo farei para que os resultados aconteçam. Sabem que podem mesmo contar comigo sempre.

PERFIL
Nome: Ana Mendes Godinho
Data de nascimento: 29 junho 1972
Naturalidade: Lisboa
Profissão: Jurista
Cargos exercidos: Secretária Estado Turismo, Vice-Presidente do Turismo de Portugal, Administradora da Turismo Capital, Inspetora de Trabalho, Jurista

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.