Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

CineEco promove encontro com mais de 70 “padrinhos”


Antes do arranque oficial da 25ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela (CineEco), nos próximos dias 12 a 19 de outubro, a organização do festival promove um encontro com todas as personalidades que apadrinharam as últimas edições do CineEco. No total serão, vão reunir-se este sábado às 15 horas no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

Os 70 “padrinhos” das últimas três edições do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela – CineEco vão participar, no sábado, em Seia, num encontro promovido pela direção do evento cultural.
O encontro, marcado para as 15h00 de sábado, para as instalações do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, ocorre antes do arranque oficial da 25.ª edição do CineEco, que se realiza, em Seia, no distrito da Guarda, de 12 a 19 de outubro.
“As 70 personalidades representativas dos vários setores de atividade que, nas três últimas edições, foram convidadas a promover as longas-metragens internacionais, participam num encontro de ‘padrinhos’ desta secção competitiva”, refere a organização do festival em comunicado.
A fonte lembra que cada longa-metragem é “apadrinhada” por três personalidades, “que terão de desenvolver mecanismos de divulgação das suas sessões e, assim, mobilizar o público”. No encontro de “padrinhos/madrinhas” agendado para sábado, a organização pretende “valorizar o papel primordial destes agentes promotores do CineEco, preponderantes na ligação do festival à comunidade”.
“Estes encontros servem ainda para a promoção do diálogo e definição de estratégias de consolidação destas parcerias”, acrescenta.
O diretor do CineEco, Mário Branquinho, citado na nota, explica que a ideia é “aumentar de ano para ano a ‘família CineEco'”, já que a cada edição a organização agrega “sempre novas personalidades locais e nacionais”.
A primeira parte do encontro de sábado decorrerá no auditório do CISE, com uma sessão de esclarecimento, o sorteio dos filmes pelas personalidades que foram convidadas a serem “padrinhos” este ano e com a exibição de curtas-metragens de edições anteriores.
A jornada termina com uma prova de produtos locais, nos jardins do Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

25.ª edição do CineEco decorre de 12 a 19 de outubro
A cidade de Seia, na Serra da Estrela, vai acolher de 12 a 19 de outubro a 25.ª edição do CineEco, que conta com uma seleção oficial de 80 filmes, de 20 países, que abordam questões inerentes ao Ambiente e à emergência climática.
Pelo segundo ano consecutivo, o CineEco 2019 e a Green Film Network, com o apoio do Turismo Centro Portugal, organizam a 2.ª edição do Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente, de 12 a 14 de outubro.
O mais antigo festival de cinema ambiental do mundo e o único do género em Portugal, é organizado pelo município de Seia e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas.
O CineEco é membro fundador e faz parte da direção da Green Film Network, uma plataforma de 40 festivais de cinema ambiental.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.