CineEco promove encontro com mais de 70 “padrinhos”

Antes do arranque oficial da 25ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela (CineEco), nos próximos dias 12 a 19 de outubro, a organização do festival promove um encontro com todas as personalidades que apadrinharam as últimas edições do CineEco. No total serão, vão reunir-se este sábado às 15 horas no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

Os 70 “padrinhos” das últimas três edições do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela – CineEco vão participar, no sábado, em Seia, num encontro promovido pela direção do evento cultural.
O encontro, marcado para as 15h00 de sábado, para as instalações do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, ocorre antes do arranque oficial da 25.ª edição do CineEco, que se realiza, em Seia, no distrito da Guarda, de 12 a 19 de outubro.
“As 70 personalidades representativas dos vários setores de atividade que, nas três últimas edições, foram convidadas a promover as longas-metragens internacionais, participam num encontro de ‘padrinhos’ desta secção competitiva”, refere a organização do festival em comunicado.
A fonte lembra que cada longa-metragem é “apadrinhada” por três personalidades, “que terão de desenvolver mecanismos de divulgação das suas sessões e, assim, mobilizar o público”. No encontro de “padrinhos/madrinhas” agendado para sábado, a organização pretende “valorizar o papel primordial destes agentes promotores do CineEco, preponderantes na ligação do festival à comunidade”.
“Estes encontros servem ainda para a promoção do diálogo e definição de estratégias de consolidação destas parcerias”, acrescenta.
O diretor do CineEco, Mário Branquinho, citado na nota, explica que a ideia é “aumentar de ano para ano a ‘família CineEco'”, já que a cada edição a organização agrega “sempre novas personalidades locais e nacionais”.
A primeira parte do encontro de sábado decorrerá no auditório do CISE, com uma sessão de esclarecimento, o sorteio dos filmes pelas personalidades que foram convidadas a serem “padrinhos” este ano e com a exibição de curtas-metragens de edições anteriores.
A jornada termina com uma prova de produtos locais, nos jardins do Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

25.ª edição do CineEco decorre de 12 a 19 de outubro
A cidade de Seia, na Serra da Estrela, vai acolher de 12 a 19 de outubro a 25.ª edição do CineEco, que conta com uma seleção oficial de 80 filmes, de 20 países, que abordam questões inerentes ao Ambiente e à emergência climática.
Pelo segundo ano consecutivo, o CineEco 2019 e a Green Film Network, com o apoio do Turismo Centro Portugal, organizam a 2.ª edição do Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente, de 12 a 14 de outubro.
O mais antigo festival de cinema ambiental do mundo e o único do género em Portugal, é organizado pelo município de Seia e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas.
O CineEco é membro fundador e faz parte da direção da Green Film Network, uma plataforma de 40 festivais de cinema ambiental.

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*