Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Celorico da Beira promove sessão evocativa dos 40 anos do SNS


O Município de Celorico da Beira vai assinalar os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com uma cerimónia evocativa. O evento, marcado para domingo (15 de setembro), vai traduzir-se na plantação da “Oliveira SNS” e pretende  homenagear o seu mentor e fundador, Dr. António Arnaut.

A autarquia liderada por Carlos Ascensão vai comemorar o Dia Nacional do SNS, numa cerimónia que conta com o apoio da Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra.
A cerimónia terá início às 10h00 do dia 15 de Setembro no Jardim Parque Carlos Amaral, Dia nacional do SNS e véspera da Festa e Feira anual de Sta Eufémia, em Celorico da Beira.
Durante a sessão evocativa será plantada uma “Oliveira SNS”, “um ato de grande simbolismo, uma vez que, a oliveira, para além das conotações bíblicas e religiosas que lhe estão associadas, é o símbolo da durabilidade, resistência, perseverança, vitória e da paz, à semelhança do que era esperado do Serviço Nacional de Saúde, considerado pelo Dr. António Arnaut, como uma das mais importantes traves mestras da democracia, pelo que, o mesmo deve ser resistente, sustentável e acessível a todos os cidadãs”, refere a autarquia em comunicado. A primeira oliveira foi plantada no Parque Verde do Mondego, em Coimbra, no ano de 2009, aquando das comemorações dos 30 anos do SNS e, contou com a participação do próprio Dr. António Arnaut. A partir deste ano, todos os 15 de setembro até 2017, participou no ritual da rega desta oliveira.
O programa contempla ainda uma a conferência “Causas e valores do SNS” e “Os Direitos Humanos e o Direito à Saúde” agendada para as 11h00 no Centro Cultural de Celorico da Beira. Com esta conferência pretende-se assinalar “o papel preponderante que António Arnaut teve na criação e na defesa deste serviço público”, refere a mesma fonte.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.