Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Biblioteca da Covilhã inaugura hoje “Espaço dos Sentidos”


Com o objetivo de estimular os sentidos através do tato, luz, sons, cores, texturas e aromas e que recorrerá à terapia Snoezelen, a Biblioteca Municipal da Covilhã inaugura esta quarta-feira, 11 de setembro, um espaço multissensorial.

A abertura oficial do “Espaço dos Sentidos”  está marcada para esta quarta-feira, dia em que está agendada também uma conferência subordinada ao tema “Estimular e integrar para a cidadania plena”, cujo painel de oradores contará com o presidente da direção da Associação Portuguesa de Integração Sensorial, Paulo Fernandes, e com fundador da primeira sala Snoezelen em Portugal, Francisco Alvernaz.
Em nota de imprensa, o município da Covilhã especifica que o “Espaço dos Sentidos” consiste num laboratório sensorial de desenvolvimento de atividades didáticas de modo a fomentar a motivação na aprendizagem”, para tal,  cada elemento foi pensado e estudado para dar resposta terapêutica a quadros clínicos e necessidades especiais de aprendizagem, sendo que o espaço pode ainda ter efeitos benéficos para o ensino, a aprendizagem e a criatividade de cada utente.
“Este espaço constituirá uma ferramenta muito importante na diversificação de métodos de trabalho e de abordagem de conteúdos com vista à promoção do sucesso educativo dos alunos em geral e dos grupos de risco em particular”, acrescenta a informação.
A Câmara presidida por Vítor Pereira especifica ainda que a nova valência contará com a Sala para a Estimulação Sensorial e a Sala de Integração Social, onde se pretende “explorar os cinco sentidos do corpo, recorrendo à terapia Snoezelen para diversos fins”.
O projeto está integrado no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.