Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Escola de Pastores com excedente de inscrições


O número de inscrições para a Escola de Pastores da Região Centro está a exceder todas as expectativas. Segundo a Associação do Cluster Agro-industrial do Centro (Inovcluster) havia mais de 90 candidatos inscritos,  para apenas 40 vagas disponíveis, podendo aumentar até ao final desta sexta-feira, ultimo dia de inscrições.

O início do ciclo formativo irá iniciar-se a 23 de setembro e tem inscrições abertas até ao dia de hoje, sexta –feira, através do link https://forms.gle/PU1wBtdPw8W9EMMY7.
O “Programa de Valorização da Fileira dos queijos da Região Centro”, liderado por esta entidade vai ensinar a pastorícia, numa iniciativa pioneira em Portugal. O projeto envolve um consórcio alargado de 14 entidades de base regional, no qual estão inseridos os Institutos Superiores Politécnicos de Castelo Branco e Viseu, as entidades coordenadoras desta atividade. Este projeto-piloto está inserido no Programa de Valorização da Fileira dos Queijos da Região Centro, que inclui um investimento total de 2,7 milhões de euros. Os alunos que concluírem com distinção a formação poderão depois candidatar-se ao “Vale Pastor”, um prémio monetário no valor de 5.000 euros. “É para nós fundamental que as sinergias que se estão a criar em torno deste setor sejam as melhores. Só desta forma será possível valorizar e fazer perdurar no tempo uma atividade que reflete parte relevante da identidade patrimonial, histórica e económica da região Centro”, afirma a presidente da InovCluster, Cláudia Domingues.
O curso tem a duração de quatro meses, abrangendo um número total de 560 horas de formação, sendo que as aulas vão decorrer nas instalações destes institutos e em explorações agropecuárias dos concelhos de Castelo Branco, Fundão, Penela, Oliveira do Hospital, Gouveia e Viseu podendo também vir a contemplar outros concelhos.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.