Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Dois fotógrafos de Leiria registam árvores monumentais em todo o país


Integrado num projeto que visa alertar para importância da conservação do meio ambiente, dois fotógrafos de Leiria vão percorrer o país para fotografar árvores monumentais. O périplo passará pela Guarda.

Entre sábado e o dia 31, Rute Violante e Cristiano Justino vão fazer 1.200 quilómetros à procura de dez árvores notáveis, identificadas pelo Instituto da Conservação da Natureza, para as fotografar. O percurso vai levá-los de Leiria ao Gerês, passando por Portalegre, Castelo de Vide, Montargil, Abrantes, Guarda, Viseu, Braga e Figueira da Foz.
“Vamos fotografar árvores centenárias e milenares. Outras são recordistas de altura ou de perímetro. Mas a verdade é que, provavelmente, vamos deparar-nos com imensas árvores maravilhosas ao longo do percurso”, explicou Rute Violante, que concretiza agora um sonho antigo.
A fotógrafa profissional ambiciona há vários anos viajar pelo mundo para fotografar árvores. “Apercebi-me que se começasse devagar, até podia fazê-lo”. Assim, desenhou uma viagem de escala nacional, que neste primeiro momento cobre o centro e o norte de Portugal.
A acompanhá-la estará o astrofotógrafo Cristiano Justino, que vai fotografar e filmar céus em pontos do país onde a poluição luminosa ainda é reduzida.
A viagem fotográfica insere-se no projeto Magnificent Trees, que Rute Violante lançou em 2018. “É um projeto artístico de intervenção ou de guerrilha, pelo que as imagens serão vendidas como obras artísticas e em produtos de ‘merchandising’ com mensagens poderosas”. As fotografias podem também dar origem a uma exposição, procurando envolver e motivar pessoas para “ações ambientais e políticas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.