Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Município de Gouveia aceita candidaturas ao Prémio Vergílio Ferreira 2020


Decorre até 31 de dezembro o período de candidaturas ao Prémio Literário Vergílio Ferreira 2020, na categoria de ensaio literário. Segundo o município de Gouveia, presidido por Luís Tadeu, o vencedor do galardão será revelado no dia 01 de março de 2020. A entrega do prémio ao autor galardoado ocorrerá numa cerimónia pública, a realizar na abertura das Festa da Cidade, em agosto de 2020.

Instituído pela Câmara Municipal de Gouveia em 1997, oPrémio Literário Vergílio Ferreira pretende homenagear o escritor, bem como “incentivar a produção literária, contribuindo desta forma para a defesa e enriquecimento da língua portuguesa”.
O Prémio Literário Vergílio Ferreira distingue as categorias de romance inédito, ensaio literário e, a partir de 2002, a categoria não literária de Estudos Locais de Património, História e Cultura do Concelho de Gouveia.
O autor de “Manhã Submersa” nasceu na aldeia de Melo, no concelho de Gouveia, na Serra da Estrela, distrito da Guarda, a 28 de janeiro de 1916, e morreu a 01 de março de 1996.
Segundo o município de Gouveia, presidido por Luís Tadeu, o vencedor do galardão, que irá distinguir um original na categoria de ensaio literário, será revelado no dia 01 de março de 2020. A entrega do prémio ao autor galardoado ocorrerá numa cerimónia pública, a realizar na abertura das Festa da Cidade, em agosto de 2020.
“Para além do reconhecimento do autor e da obra literária vencedora, o prémio terá um valor pecuniário de cinco mil euros”, refere a fonte numa nota publicada na sua página oficial da internet.
De acordo com o regulamento, o vencedor será selecionado por um júri constituído por três “personalidades de reconhecida idoneidade e prestigio”, em representação da Câmara Municipal de Gouveia, da Associação Portuguesa de Escritores e da Associação Portuguesa de Críticos Literários.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.