Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Lar Morgado do Cruzeiro em Mangualde será alvo de obras de remodelação


O Lar Morgado do Cruzeiro da Misericórdia de Mangualde vai ser remodelado. O investimento estimado em cerca de 1,5 milhões de euros, comparticipados em 900 mil euros pelo Portugal 2020.

A Comissão de Coordenação Regional do Centro aprovou a candidatura da Misericórdia de Mangualde, que lhe irá permitir receber um incentivo financeiro, a fundo perdido, de cerca de 900 Mil Euros, para a reabilitação do Lar Morgado do Cruzeiro.
O projeto prevê a demolição total do edifício mais antigo (ala Norte), dando lugar a uma ala totalmente nova, que passará a funcionar em dois pisos, com 1500m2 de área habitável. Após a intervenção, que deverá durar dois ou três anjos, o edifício passará a ter, “para além de 23 quartos com uma capacidade de 50 camas, todos com wc privativo, todas as restantes área necessárias: receção; serviços técnicos e administrativos; instalações para o pessoal; salas de convívio e atividades; sala de refeições; apoio à cozinha e à lavandaria; serviços de enfermagem e outros serviços de apoio como garagens, arrecadações e áreas técnicas”, refere o município de Mangualde em comunicado.
No final da reabilitação, a estrutura residencial manterá a sua capacidade em 87 residentes e terá novas áreas de convívio e atividades de lazer num total de 148,00 m², dividida por dois espaços separados, um em cada uma das alas. Esta divisão é, no entender da Misericórdia, justificável não só pelo facto de uma das salas já existir, mas também pelo facto de assim se permitir uma melhor distribuição e abrangência, pois temos quartos nas duas alas. Ambos os espaços se articulam facilmente com a Área de refeições e com a receção.
João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, visitou o espaço que será agora intervencionado e sublinhou que “esta requalificação é necessária e fundamental para que a Misericórdia de Mangualde continue a assegurar elevada qualidade e eficiência dos cuidados prestados”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.