Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

“O programa é rico na diversidade e na qualidade da oferta cultural”, Manuel Fonseca


Arranca esta sexta-feira, 16 de agosto, mais uma edição das Festas em Honra de Nossa Senhora da Graça, cujo investimento por parte do Município ronda os 35 mil euros. O cartaz, que tem em Fernando Daniel e João Pedro Pais os grandes destaques desta edição, alia música, cultura, desporto e turismo. Em entrevista ao Notícias de Fornos de Algodres, Manuel Fonseca, presidente do executivo fornense, fala-nos da evolução das Festas ao longo dos últimos anos e diz esperar receber “entre 4 a 5 mil pessoas durante o evento”. O certame decorre no Mercado Municipal até segunda, 19 de agosto, e, pela primeira vez, tem entrada gratuita.
Destaque para a realização da 2ª Edição d Slackline European Cup que, durante quatro dias, vai atrair os melhores slackliners da Europa para disputar o título de campeão europeu de trickline.

Quatro dias de festa, dois grandes nomes da música portuguesa – Fernando Daniel e João Pedro Pais. Qual o orçamento do município para a edição de 2019 das Festas em Honra de Nossa Senhora da Graça?
O orçamento para a Edição de 2019 das Festas em Honra de Nossa Senhora da Graça ronda os 35 mil euros.

Esta é a festividade popular com maior expressão no concelho. De que forma tem vindo a evoluir desde que tomou posse como Presidente do Município de Fornos de Algodres?
A evolução das Festas em Honra de Nossa Senhora da Graça desde que tomámos posse é uma realidade facilmente constatada por todos os fornenses. Evoluiu-se imenso na qualidade da Programação Cultural do próprio evento, com a contratação de espetáculos de artistas relevantes no panorama nacional, bem como na qualidade dos equipamentos que são colocados à disposição dos agentes culturais e de quem visita as Festas em Honra de Nossa Senhora da Graça e na decoração do Mercado Municipal para este evento.

Este ano as Festas terão entrada gratuita. Podemos dizer que temos em marcha um “projeto de mudança”?
Sim, é de facto um projeto de mudança que acreditamos ter vindo para ficar. O facto de as Festas terem entrada gratuita tem a ver com o objetivo de pretendermos, para além de democratizar o acesso a este que é o maior evento cultural do concelho, atrair gentes de outros concelhos gerando potencial mais-valia económica para os agentes locais.

A nível económico, de que forma dinamizam a economia local?
Acreditamos que a dinamização da economia local neste evento está dependente da qualidade e diversidade do cartaz e da capacidade do evento em atrair as gentes do concelho de Fornos de Algodres e de outros concelhos limítrofes. Anunciámos no início de 2019 os artistas que estariam presentes na edição deste ano, dotando os agentes económicos locais dessa importante ferramenta de promoção da sua atividade para este fim-de-semana.

Quantas pessoas esperam receber nestes dias de festa?
Temos como objetivo receber entre 4 a 5 mil pessoas durante o evento.

Para além da vertente musical, o que contempla mais o programa?
O programa é rico na diversidade e na qualidade da oferta cultural. Na sexta-feira abrirá com um espetáculo de dança absolutamente incrível, criado no âmbito da Rede Cultural do Alto Mondego.
No domingo durante a tarde a dança volta a ser destaque com a realização da Tarde de Folclore.
Para além da música e da dança, estarão igualmente presentes agentes locais na Feira de Atividades Económicas de Fornos de Algodres e haverá ao longo do fim-de-semana animação de rua com a Batuta da Alegria e o Campeonato da Europa de Slackline.

O espectáculo de dança “Volta” surge integrado numa parceria da Rede Cultural Alto Mondego englobando os municípios de Nelas, Mangualde, Gouveia e Fornos de Algodres. De que forma se traduz esta “parceria/rede”? É uma forma de dar a conhecer o que melhor se faz em cada concelho ao nível da música e dança popular?
Esta parceria traduz-se na expressão do que de melhor há nas pessoas destes concelhos, ou seja, a sua disponibilidade em dar o seu contributo através da cultura para valorizar os seus territórios. Durante meses, gentes dos ranchos dos quatro concelhos investiram o seu tempo, mesmo depois de um duro dia de trabalho, a preparar um espetáculo verdadeiramente incrível como terão oportunidade de presenciar. Esta parceria para além da capacitação dos agentes culturais locais, reforço os laços de identidade deste território e transporta uma componente social verdadeiramente importante, na medida em que possibilita a criação de laços de amizade que perdurarão no tempo entre as comunidades culturais dos concelhos envolvidos.
A verdade é que se prova com este projeto em rede que o todo, é mesmo muito maior que a soma das partes.

Por estes dias, os melhores slackliners da Europa regressam a Fornos de Algodres para disputar o campeonato europeu na variante de trickline. O que motiva a autarquia a fomentar este tipo de desporto?
Motiva-nos sobretudo o facto de a modalidade preencher o triângulo que respeitamos sempre aquando da organização de eventos desportivos, ou seja associar sempre, Desporto à Cultura e ao Turismo.
Acreditamos que a espetacularidade da própria modalidade e o potencial que a mesma tem de gerar comunicação de promoção do território terá um forte impacto na promoção turística e cultural do concelho. Para além disso é uma oportunidade única de atrair um público-alvo muito específico que se pode associar a um evento desta dimensão.
É certo que ter um dos melhores, senão o melhor atleta nacional da modalidade, Rui Mimoso, nascido no concelho de Fornos de Algodres, é um fator diferenciador quanto à opção pela aposta nesta modalidade, mas é sobretudo a aposta no Desporto como forma de alavancar a Cultura e o Turismo e a aposta na diversificação da oferta de modalidades desportivas que motivam esta aposta do Município de Fornos de Algodres.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.