Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Inscrições para a Escola de Pastores terminam esta sexta


As inscrições para a Escola de Pastores encerram esta sexta-feira, 23 de agosto, e as aulas devem começar a 23 de setembro.  O projeto-piloto surge integrado no Programa de Valorização da Fileira dos Queijos da Região Centro e conta já com cerca de 60 candidatos inscritos.

A Escola de Pastores arranca já no próximo mês e prevê a atribuição de uma bolsa de 5 mil euros a quem se formar no curso. A iniciativa faz parte do projecto “Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro” que é apoiado pelos fundos comunitários CENTRO 2020 e que resulta de uma parceria entre associações de produtores, escolas, centros de tecnologia e as Comunidades Intermunicipais de Viseu Dão Lafões, das Beiras e Serra da Estrela, da Beira Baixa e da Região de Coimbra.
Coordenado pela InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, envolve também a criação de uma bolsa de terras, visando a valorização dos queijos DOP da Região Centro.
Segundo Regina Lopes, técnica superior do gabinete de saúde pública e veterinária da Câmara de Gouveia, a Escola de Pastores “vai ser itinerante”, contando com “uma componente teórica de 110 horas e uma componente prática de 410 horas, com formação em maneio sanitário, maneio reprodutivo, alimentar, pastagens e forragens e silvo-pastorícia, ovinicultura e caprinicultura e gestão da exploração”.
“Vai-se realizar nas escolas superiores, na ESAV, Escola Superior Agrária de Viseu, e na ESACB, Escola Superior Agrária de Castelo Branco”, com a “parte prática” a decorrer “em Viseu, Oliveira do Hospital e Gouveia”, explica ainda a técnica.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.