Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Autarca de Almeida diz que regionalização deve avançar após referendo


António José Machado, presidente da Câmara Municipal de Almeida, considera que o processo de criação de regiões administrativas em Portugal deve avançar, mas só após a realização de um referendo. Para o autarca social-democrata a regionalização “deve ser mesmo referendada e deve ser feito esse trabalho prévio”. “Na minha opinião, as Comunidades Intermunicipais ainda estão a consolidar-se e uma nova entidade, uma nova reorganização, vai obrigar a trabalhar ainda muito aquilo que vai acontecer na região e no país”, disse.

António José Machado defende a realização de um referendo para evitar “aquilo que [os decisores políticos] queiram impor”. “Tem que ser um referendo que diga que uma região deve ter um território alargado, deve ir da fronteira ao litoral, deve estar geograficamente bem definida, tem que ter uma dimensão que mereça trabalhar” e com limites geográficos administrativos coincidentes, defende.
Segundo o presidente do município de Almeida uma regionalização “acompanhada com um envelope financeiro que permita que as regiões decidam por si próprias, vem já muito tarde, [pois] já deveria ter vindo”.
“O poder está muito centralizado. Não só os autarcas, mas os agentes todos dos territórios sabem as necessidades”, justifica.
Se a regionalização for feita como a descentralização de competências do Estado para as autarquias, “nem pensar numa coisa dessas”, alerta o autarca do PSD.
António José Machado considera ainda que o processo de criação de regiões administrativas deve ser “trabalhado de forma que as coisas fiquem bem claras para os objetivos” do futuro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.