Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

14 concelhos do país em risco máximo de incêndio


Para esta quarta-feira, 31 de julho, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vento moderado a forte e subida ligeira da temperatura máxima. Catorze concelhos estão em risco máximo de incêndio. O distrito da Guarda está em risco muito elevado.

Segundo o IPMA, catorze concelhos dos distritos de Portalegre, Castelo Branco, Santarém e Faro estão esta quarta-feira em risco máximo de incêndio. Em risco muito elevado mais de sete dezenas de municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Porto, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Beja e Faro.
As temperaturas hoje vão variar entre os 35ºC de máxima em Beja e Évora e mínimas de 11ºC, em Braga.
Recorde-se que na segunda-feira, a Proteção Civil alertou para o aumento do risco de incêndio até ao dia de hoje (quarta) por causa da previsão de agravamento das condições meteorológicas, com diminuição da humidade relativa e aumento da intensidade do vento e da temperatura, em especial no interior norte e centro e na região do Algarve.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou igualmente para a proibição de queima de matos cortados e amontoados nos locais onde o risco de incêndio seja elevado ou muito elevado.
Está igualmente proibido o uso de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, exceto se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito, o lançamento de balões com mecha acesa e de foguetes e o uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.