Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Real Mosteiro de Santa Maria vai ser intervencionado


O Real Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, no concelho de Mangualde, vai ser intervencionado. A assinatura do protocolo relativo ao projeto de recuperação da cobertura daquele mosteiro, cujo financiamento é de cerca de 500 mil euros, sendo que 85% são comparticipados, está marcada para esta sexta-feira
às 15h00.

Realiza-se esta sexta-feira, dia 26 de julho, pelas 15h00, no Real Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, a assinatura do protocolo relativo ao projeto de recuperação da cobertura daquele mosteiro.
O protocolo será rubricado pelo Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, a Família Proprietária e a Diretora Regional de Cultura do Centro.
A intervenção agora protocolada visa a recuperação da cobertura do Real Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão que, atualmente, se encontra em ruínas, num investimento de cerca de 500 mil euros, comparticipados em 85%.
O Real Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, erigido naquele local em 1173, por D. Soeiro Teodoniz, privilegiado do rei D. Afonso Henriques, pertenceu inicialmente à ordem beneditina para ingressar na de Cister. A sua localização, meticulosamente escolhida, em planície fértil e junto a um rio, permitia o sustento dos monges, a meditação e o culto religioso, numa paz edilicamente bucólica. Arquitetonicamente são visíveis as várias fases de construção do imóvel: a torre, do século XII; do século XVII é o edifício monacal e os claustros e, do século XVIII, a igreja elíptica. Inserido em área agrícola, e de microclima peculiar, o Real Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão está classificado como Monumento Nacional, desde 2002.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.