Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Líder demissionário da Federação do PS/Guarda vai continuar a ajudar o partido


Pedro Fonseca demitiu-se esta quarta-feira, 17 de julho, do cargo de líder da Federação do Partido Socialista da Guarda. A demissão surgiu no seguimento do chumbo, por parte da Comissão Política Distrital, da lista proposta de candidatos às eleições legislativas encabeçada pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. A liderança da estrutura local vai agora ser assumida pelo vice-presidente, José Luís Cabral.

O presidente demissionário da Federação Distrital do PS da Guarda convocou os jornalistas para anunciar a sua demissão do cargo. Pedro Fonseca garantiu  que vai continuar militante e que pretende contribuir para a reeleição de António Costa como primeiro-ministro.
Recorde-se que na passada terça-feira, a Comissão Política da Federação da Guarda do PS chumbou por um voto de diferença (29 contra e 28 a favor) a proposta de lista de candidatos a deputados apresentada pelo líder desta estrutura. A Federação da Guarda do PS candidatou em segundo e terceiros lugares Pedro Fonseca (o líder desta estrutura) e Olga Marques (ex-presidente das Mulheres Socialistas neste distrito) – e, na prática, foram estes (entre outros) os nomes rejeitados na votação realizada na terça-feira à noite. No seguimento da votação que reprovou a lista apresentada pela Federação, Pedro Fonseca apresentou o pedido de demissão do cargo ao secretário-geral do PS e a liderança da estrutura vai ser assumida pelo vice-presidente José Luís Cabral. Em conferência de imprensa, Pedro Fonseca explicou que decidiu demitir-se porque é o responsável pela não aprovação da lista apresentada. “A leitura política a extrair é para mim evidente: o apoio que eu tinha na Comissão Política Distrital desapareceu. Não podendo contar com esse apoio, não preciso que ninguém me indique a porta, eu sei que é chegado o momento de sair”. Acrescentou que “há mais vida para além da política” e que se retirará da política ativa e regressará à condição de militante de base. “Será nessa qualidade que darei o meu contributo para uma vitória expressiva do PS no país e no distrito e para a reeleição do nosso primeiro-ministro, o meu camarada secretário-geral António Costa, no próximo dia 06 de outubro”, disse.

Também vai renunciar ao mandato de vereador no Município
Pedro Fonseca também já comunicou à Comissão Política Concelhia local a renúncia ao mandato de vereador na Câmara Municipal da Guarda. O líder demissionário reafirmou a sua “total concordância com a escolha de Ana Mendes Godinho para cabeça de lista, uma pessoa com um trabalho político extraordinário, quer no partido, quer no Governo, e com qualidades humanas unanimemente reconhecidas”.
A Comissão Política Concelhia do PS, presidida por Agostinho Gonçalves, também já manifestou, em comunicado, “o seu total apoio à secretária de Estado do Turismo como cabeça de lista do PS pelo Círculo Eleitoral da Guarda nas próximas eleições legislativas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.