Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Mangualde recebe projeto “Volta” esta noite


O Largo Dr. Couto, em Mangualde, acolhe esta noite o espectáculo de dança “Volta”. Integrado na Rede Cultural Alto Mondego, o aranque do projeto foi dado em Nelas, a 21 de junho. Esta quarta-feira, pelas 21h30, é apresentado em Mangualde, seguindo depois para Gouveia (a 17 de agosto) e Fornos de Algodres a 16 de agosto.

Depois de Nelas, o projeto “Volta” passa hoje por Mangualde. O espetáculo terá início às 21h30, no Largo Dr. Couto.
Entre junho e agosto, Nelas, Mangualde, Gouveia e Fornos de Algodres recebem o projeto de dança “Volta”, com o objetivo de divulgar e criar coreografias ligando a dança contemporânea às danças tradicionais do Alto Mondego.
O projeto integra-se na Rede Cultural Alto Mondego e consiste numa parceria de oferta cultural destinada à valorização integrada do rico património do Alto Mondego, denominador comum aos quatro concelhos.
Com a iniciativa “Volta” pretende-se ainda divulgar e criar coreografias ligando a dança contemporânea às danças tradicionais do Alto Mondego e procura criar conexões entre as entidades locais que fomentam a prática de dança tradicional, como ranchos folclóricos e coletividades, e profissionais de dança contemporânea, reconhecidos pela sua experiência e qualidade no desenvolvimento de trabalhos com a comunidade.

O projeto Alto Mondego rede cultural é fruto de uma candidatura financiada dos municípios de Nelas, Mangualde, Gouveia e Fornos de Algodres ao Centro 2020 e Portugal 2020 e desenrola-se ao longo de três anos.
2018 foi o ano destinado à música através da iniciativa “Mundos Cruzados”, um projeto de afirmação de um pensamento de pertença ao local, a partir da memória dos filarmónicos enquanto forma de expressão dessa mesma pertença.
Este ano, a dança é o tema que liga estes quatro municípios, através do projeto “Volta” que fomenta a pesquisa e criação coreográfica a partir da dança tradicional e da dança contemporânea.
Em 2020, o enfoque será para o projeto “Alto”, uma iniciativa multidisciplinar que tem como missão afirmar a região do Alto Mondego através de produções artísticas de obras integrais de teatro musical, com forte dimensão técnica.

Segundo a organização, em paralelo, decorre ainda a Iniciativa Transversal – Animação do ALTO MONDEGO’ rede cultural onde serão trabalhados grupos locais na área da música, dança e teatro, com coordenação artística, para a construção de pequenas produções, que estarão disponíveis para itinerância nos quatro municípios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.