Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Linhares da Beira acolhe Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” este fim-de-semana


Linhares da Beira, no concelho de Celorico da Beira, acolhe a programação do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” das Aldeias Históricas de Portugal. “Dom Rodrigo Mendes e o Milagre da Lua Nova” é tema em destaque até domingo.

Até domingo, Linhares da Beira é palco do próximo evento do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”. A estória da vitória de um exército iluminado pela lua serve de mote para três dias de festa na Aldeia Histórica de Linhares da Beira, numa programação que inclui música, gastronomia, visitas guiadas, showcookings, oficinas de cozinha ou cosmética natural, visitas guiadas, entre muitas outras atividades.
Da programação, destaque ainda para o concerto de Samuel Úria, no sábado, dia 13 de julho, às 22h30, no Largo do Castelo.
Sendo a Aldeia Histórica de Linhares da Beira conhecida como a “capital do parapente” – pelas incríveis condições que apresenta para esta prática –, como não podia deixar de ser, os participantes vão ser desafiados para um Batismo de Voo de Parapente (requer inscrição prévia ou disponibilidade no momento).

Sobre “Dom Rodrigo Mendes e o Milagre da Lua Nova”
O tema central em Linhares da Beira vai girar em torno da peça “Dom Rodrigo Mendes e o Milagre da Lua Nova”. “Conta a lenda que, nos princípios da monarquia portuguesa, mais precisamente no reinado de D. Sancho I, em 1198, um exército de Leão entrou por terras da Beira, e após tomar alguns castelos pelo caminho, preparava-se para tomar o de Celorico. É então que D. Rodrigo Mendes, alcaide do castelo de Linhares, parte em defesa do irmão, D. Gonçalo Mendes, alcaide do castelo de Celorico. Numa noite de lua nova, iluminados pela sua luz e pelas estrelas, os dois irmãos e os seus homens vencem o exército leonês, que acaba por retirar-se. De tal importância foi este acontecimento – em que dois irmãos lograram afastar um exército invasor do seu país –, que Linhares adota como divisa uma lua em quarto crescente e cinco estrelas, mantendo-se até hoje”, refere as Aldeias Históricas em comunicado.

A festa só acaba em dezembro
O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa 2019” só termina em dezembro. Depois de Linhares da Beira, a festa segue-se em Marialva, de 19 a 21 de julho; Castelo Novo, de 26 a 28 de julho; Castelo Rodrigo, de 6 a 8 de setembro; Castelo Mendo, nos dias 27 e 28 de setembro; Trancoso, de 11 a 13 de outubro; Idanha-a-Velha, de 1 a 3 de novembro; Monsanto, de 8 a 10 de novembro; Almeida, nos dias 29 e 30 de novembro; e Belmonte, de 27 a 30 de dezembro.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.