Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Semana Europeia de Cicloturismo decorre nas Aldeias Históricas de Portugal


O território das Aldeias Históricas de Portugal foi o eleito para a edição deste ano da Semana Europeia de Cicloturismo. O evento está a decorrer desde 29 de junho e termina este sábado, 06 de julho.  A Aldeia Histórica de Belmonte foi o ponto de partida para sete dias de actividades, para famílias e aventureiros.

Mais de 1500 participantes, provenientes de 8 países do continente Europeu, do Canadá e da Austrália, participam ao longo desta semana na Semana Europeia de Cicloturismo  que este ano decorrer nas várias Aldeias Históricas de Portugal.
O arranque foi dado a 29 de junho na Aldeia Histórica de Belmonte, local onde será feita a chegada dos cicloturistas este fim-de-semana.
A escolha da Aldeia Histórica de Belmonte como ponto de partida e chegada das atividades prende-se com a sua centralidade relativamente ao território das Aldeias Históricas, estando posicionada a uma distância equilibrada em relação às restantes 11 aldeias.
Com uma oferta ímpar em percursos de bicicleta e BTT, definidos e estruturados pela Rede das Aldeias Históricas de Portugal – como a Grande Rota 22 (GR22), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, um percurso circular com cerca de 600 quilómetros –, o território das Aldeias Históricas de Portugal não poderia ser mais atrativo para amantes de ciclismo.
Com organização da Federação Portuguesa de Ciclismo, em parceria com o Município de Belmonte, a União Europeia de Cicloturismo e as Aldeias Históricas de Portugal e apoio institucional do Turismo do Centro de Portugal e do Turismo de Portugal, o programa da XV Semana Europeia de Cicloturismo é composto por dias de atividades, com diversos tipos de percursos e níveis de dificuldade.
Todos os dias existem três percursos marcados (curto, médio e longo, durante seis dias), com início e final na Aldeia Histórica de Belmonte. O programa inclui também dez percursos em linha até às Aldeias Históricas mais distantes, dois desafios de grande dificuldade, com montanha e longas distâncias, e um percurso GPC – Grande Percurso de Cicloturismo das Aldeias Históricas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.