Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Revisão do Plano Diretor Municipal inicia hoje ciclo de Conferências na Guarda


A Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) da Guarda é o tema em debate na primeira edição de 2019 das Conferências da Guarda. A iniciativa terá lugar  hoje nos Paços do Concelho.

Inicia-se esta terça-feira mais um ciclo das Conferências da Guarda, iniciativa promovida pelo Município desde dezembro de 2014 com o objetivo de trazer a população ao debate e planeamento da cidade mais alta de Portugal.
A Sessão de Abertura ficará a cargo do presidente da Câmara da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, pelas 14h30, seguida da participação de seis especialistas na matéria numa Mesa Redonda moderada pelo vice-presidente da Autarquia da Guarda, Sérgio Costa.
Segundo comunicado da autarquia, os temas em debate serão “Plano Diretor Municipal da Guarda – Estado da Arte e cenários futuros”, “Mobilidade Urbana – A realidade relativa à sua implementação”, “Ordenamento do Território – Desenvolvimento sustentável”, “A execução do plano / As unidades de execução”, “Economia circular no ciclo da água” e, por último, “Redistribuição de benefícios e encargos – Perspetiva jurídica”.
“São oradores convidados: Rui Amaro Alves (CEO da Planraia – Consultoria); Paula Teles (CEO da MPT – Mobilidade e Planeamento do Território, professora Universitária na área da Mobilidade); Pedro Ribeiro da Silva (Coordenador da Rede de Cidades e Vilas de Excelência); António Lameiras (CEO da Ambisitus-Projetos, Gestão e Avaliação Ambiental, Lda.); Alfeu Sá Marques (Faculdade de Ciências e Tecnologia – Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra); Fernanda Paula Oliveira (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra)”, acrescenta a mesma nota de imprensa.
Noutras edições, a iniciativa Conferências da Guarda já trouxe a debate o Marketing Territorial, o Portugal 2020, as Cidades Inteligentes, a Requalificação Urbana, Saúde para coesão territorial, Distribuição e Logística [Nó Ferroviário da Guarda], entre outros. O objetivo é conhecer a visão de especialista para uma abordagem mais objetiva sobre a cidade e o concelho.

Programa
25 de junho, Paços do Concelho

14h30 | Abertura
Carlos Chaves Monteiro- Presidente da Câmara Municipal da Guarda

Mesa Redonda
Moderador – Sérgio Costa
Vice-presidente da Câmara Municipal da Guarda
Rui Amaro Alves (CEO da Planraia – Consultoria)

“Plano Diretor Municipal da Guarda – Estado da Arte e cenários futuros” – Paula Teles (CEO da MPT – Mobilidade e Planeamento do Território, professora Universitária na área da Mobilidade)

“Mobilidade Urbana – A realidade relativa à sua implementação” – Pedro Ribeiro da Silva (Coordenador da Rede de Cidades e Vilas de Excelência)

“Ordenamento do Território – Desenvolvimento sustentável” – António Lameiras (CEO da Ambisitus-Projetos, Gestão e Avaliação Ambiental, Lda.)

“A execução do plano / As unidades de execução” – Alfeu Sá Marques (Faculdade de Ciências e Tecnologia – Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra)

“Economia circular no ciclo da água” – Fernanda Paula Oliveira (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra)

“Redistribuição de benefícios e encargos – Perspetiva jurídica”

16h30 | Debate
17h00 | Encerramento
Carlos Chaves Monteiro – Presidente da Câmara Municipal da Guarda

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.