Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Programa de teleassistência a pessoas vulneráveis arranca em julho


O ‘eGuard’, programa de teleassistência da GNR para apoio a idosos e pessoas vulneráveis que vivem sós e isoladas em 11 dos 14 concelhos do distrito da Guarda, deverá arrancar já no próximo mês e deverá abranger cerca de 200 utentes nos concelhos Guarda, Celorico da Beira, Sabugal, Pinhel, Trancoso, Mêda, Vila Nova de Foz Côa, Almeida, Gouveia, Figueira de Castelo Rodrigo e Aguiar da Beira.

A GNR prevê iniciar no mês de julho o programa ‘eGuard’ que visa apoiar idosos e pessoas vulneráveis através de teleassistência. Segundo o major João Marques, chefe da secção de operações de treino e relações públicas do Comando Territorial da GNR da Guarda, o projeto de teleassistência a pessoas especialmente vulneráveis deverá estar “em pleno funcionamento”, no início do mês de julho, com cerca de 200 utentes dos 11 concelhos envolvidos.
“Estamos neste momento a desenvolver a última fase do projeto, que tem a ver com algumas ações de formação, não só [dirigidas] aos técnicos das Câmaras [Municipais] mas também aos militares da Guarda que irão operar no portal de monitorização”, explicou.
O programa resultou da assinatura de um protocolo, em junho de 2017, entre o Comando Territorial da GNR da Guarda e os municípios de Guarda, Celorico da Beira, Sabugal, Pinhel, Trancoso, Mêda, Vila Nova de Foz Côa, Almeida, Gouveia, Figueira de Castelo Rodrigo e Aguiar da Beira.
De acordo com o responsável, o programa surgiu para proporcionar uma maior inclusão, minimizar o isolamento dos idosos e das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e também para “contribuir para um maior garante de segurança desta margem da população tão vulnerável”. Na prática, o utente fica na posse de um equipamento, que pode usar ao pescoço, e que, entre outras funções, possui um botão para ser acionado em caso de emergência (botão SOS), permite comunicar de forma bidirecional, permite definir um perímetro de segurança e alerta em caso de imobilidade.
O sistema de teleassistência é monitorizado em permanência através de um portal que está acessível na Sala de Situação do Comando Territorial da GNR da Guarda e nos dispositivos móveis das patrulhas que estão no terreno.

Projeto pode abranger outras entidades parceiras
Segundo o coronel Cunha Rasteiro, comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda, o ‘eGuard’ arranca com o envolvimento daquela instituição e de 11 autarquias da região, mas “a qualquer momento podem ser incluídas outras parcerias”, como por exemplo a Unidade Local de Saúde ou os serviços distritais da Segurança Social.
Para além da GNR e das Câmaras Municipais, o projeto conta com o apoio da Associação Para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação da Guarda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.