Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

“Viagens” leva teatro a cinco municípios da CIM-BSE


A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) vai realizar cinco espetáculos de teatro, no âmbito do projeto “Viagens”, que constitui a componente daquela arte do festival “Cultura em Rede”. Os espetáculos de teatro vão decorrer nos concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel e Trancoso e contarão com a participação de habitantes locais.

Segundo a CIM-BSE, que apresentou na segunda-feira a programação dos espetáculos de teatro em Trancoso, no distrito da Guarda, o festival “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela”, será realizado pela segunda vez consecutiva nos meses de julho e de agosto.
O programa de animação dos centros históricos e urbanos da região das Beiras e Serra da Estrela inclui a realização de espetáculos de dança, música e teatro em cada um dos 15 municípios da CIM-BSE.
A componente de teatro do projeto comunitário denomina-se “Viagens” e é realizada em parceria com a ASTA – Teatro e Outras Artes, uma companhia teatral da Covilhã, que “reinventa e reinterpreta os costumes e histórias da região”, segundo os promotores.
Os espetáculos de teatro estão agendados para Figueira de Castelo Rodrigo (dia 06 de julho), Trancoso (13), Pinhel (20), Almeida (27) e Mêda (10 de agosto) e contarão com a participação de habitantes locais. Segundo António Ruas, primeiro secretário executivo da CIM-BSE, “o festival ‘Cultura em Rede’ integra a atividade teatral, que, para além de envolver artistas dos 08 aos 80 anos, envolve toda a comunidade em cada um dos concelhos”. “Com a [companhia teatral] ASTA vamos recordar e reviver a nossa cultura e o nosso saber”, garante o responsável.
Segundo a CIM-BSE, o “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” é um projeto que tem como objetivo “consolidar uma rede territorial e institucional vocacionada para a projeção e divulgação do território e da sua identidade, fortemente alicerçada na promoção da cultura e do turismo cultural, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional”.
“O programa está direcionado para a animação dos centros históricos e urbanos da região e consiste num espetáculo de dança, música e teatro em cada um dos 15 municípios que integra esta Comunidade Intermunicipal”, refere. Inclui ainda uma rota de visitas guiadas encenadas, focadas na cultura e história do território de forma contemplativa e interativa.
A iniciativa é liderada pela CIM-BSE e tem a participação dos concelhos de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso e da Associação de Municípios da Cova da Beira.
O concelho de Seia marca o arranque da edição 2019 do projeto, que começa no dia 02 de julho e termina no dia 10 de agosto, nos concelhos do Fundão e Mêda, segundo a fonte.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.