Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Concelho de Fornos de Algodres em risco muito elevado de incêndio


O concelho de Fornos está em risco de incêndio muito elevado. Município e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) divulgaram  medidas preventivas para os próximos dias.

A ANEPC e a Câmara Municipal de Fornos de Algodres recomendam medidas preventivas devido às previsões meteorológicas de tempo quente para os próximos dias e que levaram o Governo a colocar todo o território continental em situação de alerta para risco de incêndio florestal e alterar o estado de alerta do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais para laranja em vários distritos do país.
Nesse sentido, apela-se aos munícipes para um cuidado redobrado nos próximos dias, adequando “os comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor”. Estando o concelho em risco muito elevado de incêndio, foram definidas as seguintes medidas preventivas que passamos a transcrever:

– PROIBIÇÃO DO USO DE fogareiros e grelhadores é proibido em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;

– PROIBIÇÃO DO lançamento de balões com mecha acesa e de foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal;

– PROIBIÇÃO DE fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivo de retenção de faúlhas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.