Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Obra de recuperação e valorização da Muralha de Pinhel inaugurada


Integrada no programa da Feira Medieval, o município de Pinhel inaugurou este domingo, 2 de junho, a obra de recuperação e valorização da Muralha de Pinhel, junto à antiga Porta da Vila.

Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, inaugurou este domingo a obra de recuperação e valorização da Muralha de Pinhel, junto à antiga Porta da Vila e ao Posto de Turismo.
A cerimónia foi um dos pontos altos da Feira Medieval que decorreu este fim-de-semana na Cidade Falcão.

A empreitada teve início em meados do ano passado e representa um investimento na ordem dos 283 mil euros, valor financiado em 85% ao abrigo de uma candidatura ao Portugal 2020 (Programa Operacional Regional do Centro – Eixo Prioritário “Afirmar a sustentabilidade dos territórios – CONSERVAR).
As obras de recuperação e valorização permitiram revitalizar um património histórico de elevado valor cultural e arquitetónico, assim como possibilitar e promover a circulação de pessoas em todo o “Caminho de Ronda”.
As intervenções incluíram uma consolidação da muralha, limpeza de vegetação invasora, colocação de proteções laterais e alguns lances de escadas, a par da criação de uma plataforma com efeito de miradouro. Quanto aos materiais usados, a opção recaiu em estruturas metálicas, granito da região com acabamento diferenciado e aplicação de saibro estabilizado, refere o município. As estruturas metálicas permitiram reabilitar troços do percurso de ronda, através da construção de algumas plataformas que garantem a preservação do monumento e possibilitam a sua visitação.

 

Créditos: Município de Pinhel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.