Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Feira Medieval este fim-de-semana em Pinhel


A cidade de Pinhel acolhe, até domingo, a quinta edição da “Feira Medieval da Cidade Falcão – Guarda-Mor do Reino e Senhorios de Portugal”, iniciativa que inclui a realização de uma ceia da época para cerca de 350 pessoas.

Este fim-de-semana, a Cidade Falcão vai “recuar no tempo” com a realização da Feira Medieval, que destaca a muralha da cidade, mandada reconstruir e ampliar pelo rei Dom Dinis.
Segundo a Câmara Municipal de Pinhel, que organiza o evento, este ano a Feira Medieval proporciona “três dias de grande animação ao estilo medieval”. “O centro histórico da cidade de Pinhel é o cenário ideal para um evento que pretende transportar os visitantes até à época medieval, época marcada por vivências rurais, mas também por constantes disputas pela posse dos territórios, principalmente nesta zona de fronteira”, refere a organização em comunicado.
Segundo a fonte, o cenário que “convida os visitantes a entrar na festa” inclui ruas coloridas, cortejos e torneios, música, dança, artes circenses, espetáculos de fogo, encenações e muita animação de rua.
O falcão é também presença obrigatória na Feira Medieval de Pinhel, ou não fosse “o testemunho mais representativo de Pinhel, Cidade Falcão – Guarda-Mor do Reino e Senhorios de Portugal”, segundo a autarquia presidida por Rui Ventura.
A Feira Medieval começa pelas 14.00 desta sexta-feira, com a abertura do mercado, a que se segue um cortejo e a representação teatral da entrega do Foral e da ordem de reconstrução da muralha de Pinhel. Do vasto programa da atividade, o destaque vai para a realização, no sábado, a partir das 19:30, junto do castelo, de uma Ceia Medieval que contará com cerca de 350 comensais. No domingo, realiza-se uma missa campal, pelas 12h00 no largo de Santa Maria, sendo esta uma novidade em relação às edições anteriores.

 

         

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.